Home | Manual de técnicas artesanais | Essência artesanal: descubra suas utilizações

Essência artesanal: descubra suas utilizações

A essência artesanal é uma mistura de óleos aromáticos, álcool e água. A sua utilização proporciona um agradável aroma em diversos tipos de objetos e para finalidades diferentes, tais como lembrancinhas, aromatizadores de ambiente, perfumes artesanais.

essencia artesanal
Aromatizador da loja Cor e Aroma

Conheça mais sobre a essência artesanal

Os primeiros perfumes surgiram há 2000 a.C. no Antigo Egito e eram consumidos principalmente pelos faraós e pela alta corte egípcia.

Com inspiração no Egito, durante a época do Renascimento o perfume se difundiu pela Europa e foi melhor desenvolvido na França, com a utilização de flores aromáticas.

+ Veja mais detalhes sobre a fabricação de velas artesanais

+ Conheça muito mais técnicas com o Manual Artesanal

As essências ou perfumes são divididos em famílias olfativas, conheça:

  • Cítricos florais: as principais matérias-primas são extraídas de frutas como o limão, laranja, tangerina etc. São também conhecidos como frutados.
  • Fougère: feito com matérias-primas extraídas de madeira, são também conhecidos como amadeirados. São utilizados também tubérculos e raízes.
  • Florais aldeídos: extraído de flores naturais ou desenvolvido sinteticamente em laboratórios.
  • Chipre florais: feito com musgos, principalmente do carvalho.
  • Orientais florais: suas misturas são feitas com tuberosas, baunilha, patchuli e ylang ylang.
  • Couros secos: feito com matérias-primas fortes e marcantes, como o tabaco, couro, madeira e musgos.
  • Aldeídos florais: são feitos com matérias-primas sintéticas.
  • Aromáticos secos e frutados: são utilizadas matérias-primas diversas, como condimentos e especiarias. Manjericão, cravo e canela são algumas delas.

+ Aromatizadores para diversas ocasiões

+ Produtos para beleza, criativos e feitos à mão

Além da produção de perfumes, a essência artesanal também está presente em outros produtos, como velas, sabonetes, cremes e cosméticos, produtos para cabelos, aromas para ambientes, dentre outros.

Como o processo de extração da essência é variado, dependendo do tipo de matéria-prima utilizada, a produção artesanal é cada vez mais rara. Mas é possível encontrar uma infinidade de produtos feitos à mão que utilizam essências de extração artesanal.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.