Home | Manual de técnicas artesanais | Filtro dos sonhos artesanal: estilos e como fazer

Filtro dos sonhos artesanal: estilos e como fazer

O manual de técnicas artesanais traz uma peça que ganhou o mundo do artesanato e criatividade: o filtro dos sonhos artesanal! A técnica para criar a sua rede e seu acabamento ganhou diversas variações. A peça de origem indígena hoje é realizada em vários países e cada criativo desenvolve com materiais distintos. Vale a pena se inspirar e saber mais sobre seu significado!

Filtro dos sonhos artesanal: origem indígena

Filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que teria o poder de purificar as energias. Para a cultura que o criou, a peça artesanal é capaz de separar os “sonhos negativos” dos “sonhos positivos”, além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.

 filtro dos sonhos artesanal

O amuleto também é chamado de “Caçador de sonhos”, “Espanta pesadelos” ou “Catasonhos”, o dreamcatcher – nome original em inglês do filtro dos sonhos. A trama é considerada um símbolo dos costumes e da cultura indígena norte-americana.

+ Encontre os caçadores de sonhos aqui no Elo7.

+ Penas artificiais para suas criações feitas à mão.

Filtro dos sonhos artesanal: variações de materiais

Esse amuleto circular é composto por um aro, normalmente trançado ou com base de madeira, uma trama que simula uma teia de aranha e penduricalhos com contas e penas. A partir daí, há diversos estilos e técnicas manuais envolvidas.

+ Em uma tarde de oficina criativa aqui no Elo7, criamos diferentes modelos. Inspire-se!

Há variações do filtro dos sonhos com crochê, com amarrações com fio encerado, com miçangas, muitas com diferentes bases e também peças mais delicadas com renda. Você já viu? Aproveite as inspirações nos posts relacionados para criar o seu. Diz a lenda que é necessário deixar sempre próximo à cabeceira da cama e colocá-lo no sol de tempos em tempos para que os sonhos ruins sejam levados embora.

+ Neste post exploramos alguns projetos passo a passo e pode ver como fazer você mesmo.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.