Home | Manual de técnicas artesanais | Marcenaria: fique por dentro

Marcenaria: fique por dentro

Chegou a vez de falarmos da arte da marcenaria em nosso manual artesanal! A técnica de transformar madeira bruta em peças decorativas, funcionais, mobiliário e brinquedos tem vasta história e continua de extrema importância até hoje. Vamos saber mais sobre a marcenaria? Continue a leitura e fique por dentro!

Marcenaria: o que é e quem pratica

marcenaria 1

O marceneiro, profissional que trabalha com madeira, é capaz de transformar madeiras, chapas de madeira compensada, MDF em artigos funcionais e móveis. Na marcenaria, é possível encomendar peças sob medida de madeira e com detalhes precisos feitos para o cliente.

Hoje em dia, a marcenaria e carpintaria evoluíram. Seus profissionais usam diversas ferramentas de última geração, porém, mesmo com a tecnologia mais avançada, continuam sendo artesãos e realizando uma arte extremamente manual. Pode ser considerado um marceneiro tanto aquele que ainda trabalha manualmente, com martelo, serrote, plainas e ferramentas elétricas como o profissional que trabalha em programas técnicos no computador e planeja o móvel, marca as dimensões da peça de madeira e realiza as necessidades do projeto.

marcenaria 2

Luminária de madeira da EssencialArt e mesa lateral de madeira maciça do Ateliê Contempório

Curiosidade sobre a marcenaria

Em pesquisas sobre a técnica, a marcenaria tem seus primeiros registros em tempos chamados de bíblicos. E esse ofício é comemorado pelos cristãos no Dia de São José, que é considerado o primeiro marceneiro que a história registrajogo texto.

Exemplos atuais e criativos

No Elo7, a técnica de modificar madeira é muito explorada pelas lojas criativas. Há uma série de móveis desenhados à mão e autorais que reaproveitam madeiras de demolição, utilizam pallet, criam a partir de troncos e também reaproveitam móveis antigos, utilizando também o restauro. Além dos móveis, estão em alta as luminárias e arandelas de madeira, com formatos contemporâneos e muito atrativos.

Veja mais exemplos de produtos criativos nesta lista!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.