Home | Manual de técnicas artesanais | Reciclagem: origens e a ligação com o artesanato

Reciclagem: origens e a ligação com o artesanato

A reciclagem faz parte da história da humanidade, assim como a produção de lixo. Os nômades já reaproveitavam ossos e peles de animais para confecção de utensílios e vestimenta.

Conforme a evolução humana aconteceu, a produção de resíduos aumentou, surgindo assim a necessidade de olhar para a reciclagem como alternativa para a diminuição de resíduos. Conheça a história do ato de reciclar e sua ligação com as técnicas artesanais!

reciclagem
Banco Vitória-régia, peça feita com restos de EVA e resíduos têxteis. Criação dos Irmãos Campana

Reciclagem, de onde surgiu?

A necessidade de reciclar objetos foi reforçada no período da Revolução Industrial, já que nesta época, a produção de resíduos aumentou abruptamente e o tipo de lixo produzido também tomou características diferentes: se antes este era praticamente orgânico, foi ganhando materiais diferentes (químico, industrial, elétrico etc).

Como tais materiais demoram muitos anos (por vezes centenas ou até milhares de anos!), surgiu a necessidade de dar um novo destino aos resíduos.

Afinal, o que a reciclagem tem a ver com o artesanato?

As atividades têm tudo a ver uma com a outra! Se o ato de reciclar é tornar algo que teoricamente não tem mais utilidade em matéria-prima para outra coisa, o artesão por sua vez, usar tal matéria para a produção dos mais diversos tipos de objetos, sejam eles metais, madeira, plástico, vidro, papel etc.

Diversas técnicas artesanais tem como base a reciclagem de materiais, dentre elas o patchwork (que dá um novo destino aos retalhos de tecido), o tear ou crochê (os quais utilizam resíduos têxteis em malha para produção) e a marcenaria, esta quando utiliza-se de peças de demolição ou reúso de caixotes, pallets etc.

A arte de reciclar

A reciclagem hoje é uma necessidade, tamanha produção de resíduos. A atividade tão comum ao nosso dia a dia ganha status em verdadeiras obras de arte, tal como as peças produzidas pelos Irmãos Campana – Humberto e Fernando Campana criaram poltronas feitas com cordas, restos de madeira e até garrafas PET!

Curtiu conhecer a ligação entre a reciclagem e o artesanato? Veja mais técnicas artesanais no nosso Manual. Aproveite para ver uma seleção de produtos artesanais feitos com peças de reciclagem.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.