Criar roupas e peças de tecido feitas à mão pode ganhar estampas próprias e exclusivas com a serigrafia artesanal. A técnica criativa pode ser aplicada em diferentes superfícies e é de baixo custo, ou seja, ideal para quem tem uma pequena confecção e deseja criar seus desenhos e padronagens.
A serigrafia possibilita a customização de camisetas e a estampa pode ser de frases, fotos, logos ou outras imagens que devem ser elaboradas em uma tela. Vamos saber mais?
Serigrafia artesanal: como fazer
Para a criação da serigrafia, será necessário uma tela. A tela nada mais é que uma moldura de madeira onde será aplicado o molde com o desenho vazado. Imagine que cada cor da estampa deve ser aplicada em uma tela. Logo, quanto mais detalhado o desenho, mais moldes e mais telas para os diferentes preenchimentos de tinta.
+ Veja nesta loja o uso da serigrafia para estampar ecobags!
O desenho pode ser feito à mão, artesanalmente na tela, com a reprodução do risco e corte com estilete, ou se for muito preciso, pode ser levado a uma gráfica. Esse segundo processo permite criações mais elaboradas. Será usada uma impressão base e então feito o corte com máquina.
A aplicação da estampa ou desenho deverá ser feita preferencialmente em tecido de algodão. A absorção é melhor, assim como aderência. Tome cuidado para a tela e tecido não saírem do lugar, ou o desenho terá borrões ou desencontro entre as cores. Certo?
+ Busque as tintas para criar sua serigrafia aqui.
Diferentes aplicações
A arte de estampar manualmente é útil para diferentes criações. Abuse das inspirações para confeccionar capas de almofadas, camisetas, tecidos para enxoval de bebê, roupas de cama e outros. Ah, e não se esqueça que a técnica também se aplica a papel, o que permite a criação de pôsteres e capas de caderno exclusivos. Tudo que leva desenhos autoriais fica mais criativo e fora de série! Inove.
+ Neste post, mostramos diferentes tipos de estamparia artesanal para sua inspiração. Confira!
+ Conheça a origem dos carimbos, outra forma de imprimir estampas.
Imagem externa: Blog da Embaplan