Home | Manual de técnicas artesanais | Washi tape ou fita decorativa: conheça a história do material

Washi tape ou fita decorativa: conheça a história do material

Queridinho entre 10 em cada 10 criativos, artesãos e scrappers, a washi tape ou fita decorativa está em todos os lugares, desde criações personalizadas até mesmo na decoração de parede, como substituto de molduras. Mas você conhece a origem da washi tape? Esse capítulo do Manual de Técnicas Artesanais desvenda a história da fita!

washi-tape-ou-fita-decorativa-post

Washi tape ou fita decorativa, o que é

A fita adesiva, washi tape ou fita decorativa é um tipo de fita feita de papel fino e fácil de rasgar. A washi tape original é feita de papel de arroz e tem sua origem no Japão. Washi significa “papel”. Elas possuem uma leve transparência e são ideais para decorar, para embrulhos de presentes, utilização em festas, scrapbooking e o que mais a imaginação permitir!

A verdadeira washi tape é fabricada no Japão pela marca MT de Kamoi.

washi-tape-ou-fita-decorativa-post2

+ Como decorar espelho de tomada com washi tape

+ Washi tape na decoração, veja muitas ideias inspiradoras!

+ Faça você mesmo washi tape em casa

Washi tape ou fita decorativa e suas variações

A popularização nos últimos anos da fita decorativa de origem oriental deu margem ao surgimento de variações. Aparece então as fitas decorativas de plástico, de tecido e as de papel.

A fita de tecido é utilizada também para criações artesanais e pode ser útil até para fazer acabamentos, porém, sua aderência não é tão firme e pode requerer reforço (como costura ou um pouco de cola).

A fita de plástico ou decotape é uma variação da fita decorativa e possui as mesmas finalidades, porém não se rasga facilmente e é necessária a utilização de tesoura para destacar do rolo.

A fita de papel é a que mais se aproximada da washi tape original e possui vantagens como facilidade para rasgar, dá para escrever sobre ela e sai facilmente da maioria das superfícies em que for colada.

washi tape ou fita decorativa
Washi tape ou fita decorativa: jeito simples e rápido de dar cara nova aos objetos

+ Encontre fitas decorativas para suas criações no Elo7

+ Materiais para artes feitas à mão, encontre aqui

Imagens externas: Pinterest

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.