Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 3 coisas que aprendi sobre ter sucesso ao ensinar

3 coisas que aprendi sobre ter sucesso ao ensinar

3 coisas que aprendi sobre ter sucesso ao ensinar

Em janeiro de 2014, quando vendi minha querida marca Banana Cazza para me dedicar exclusivamente a ensinar. Desde o primeiro momento, percebi que esse era meu caminho por vários motivos e vou explicar para vocês:

  1. Quanto mais você ensina, mais você aprende.

O ouvido que está mais perto da sua boca é o seu próprio ouvido! Quanto mais você ensina, fala, escreve e troca ideias, mais o tema se torna claro para você, melhor ficam suas explicações, aulas e mais as pessoas entendem o que você está ensinando. Com isso, você melhora cada vez mais suas aulas e mais pessoas lhe procuram para aprender com você. É uma bola de neve, um círculo “virtuoso”!

  1. Ensinar também deve ser encarado de forma empreendedora.

Sim, porque para começar a ensinar, você precisa primeiro fazer com que as pessoas conheçam o seu conteúdo. Como as pessoas saberão o que você tem a oferecer? Então é necessário encarar como um negócio, com todos os aspectos dele, desde o planejamento de criação de novos conteúdos, análise de quem é seu público-alvo, como entregar suas aulas ou arquivos digitais para o cliente, divulgar, precificar (minha especialidade!), etc. Nesse caminho de 2 anos, percebi que todas as atividades que eu precisava fazer na minha loja de produtos artesanais também são necessárias na minha nova profissão como professora, produtora de conteúdo e coach.

A diferença é que estou realizando meu propósito de vida e cada vez que crio um conteúdo e o ensino de alguma forma, meu coração fica quente e meus olhos brilham! Eu posso estar cansada, mas quando começo, uma nova força surge dentro de mim e posso ficar por horas ensinando sem perder as energias. Isso é o que faz todo o nosso trabalho valer a pena!

  1. Todo mestre é um eterno aprendiz.

A gente nunca sabe tudo e também não pode parar no tempo! É necessário que haja sempre uma busca por novas técnicas, especializações, cursos, conteúdos, que sejam relevantes para o tema que ensinamos e também para o negócio em si. Nosso estudo é continuo e o mais importante é colocar em prática tudo o que a gente aprende! E se você já me conhece, sabe que eu adoro descomplicar a vida das empreendedoras criativas e sobrecarregadas! Então criei um conteúdo especial sobre o tema e você pode ter acesso a ele baixando o meu e-book gratuito aqui.

Se você já ensina ou tem o desejo de começar a ensinar, te convido a participar do próximo Café com Chat, dia 17/12 às 15h30, que será comigo aqui no Blog do Elo7. Estarei tirando suas dúvidas e falando sobre Precificação de trabalhos digitais e infoprodutos!

Se desejar, até lá podemos ir trocando ideias através do meu grupo Professora Empreendedora no Facebook. Te aguardo lá!

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

Veja mais posts deste autor.