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7 principais tipos de clientes que você terá em sua loja online

Uma das coisas que valorizamos muito ao adquirirmos um produto ou serviço é o atendimento. Cada cliente é único e possui características e necessidades muito específicas. Mas com o tempo, é possível identificar alguns padrões de comportamento entre eles. Conheça os 7 principais tipos de clientes que você terá em sua loja online e como você pode atendê-los da melhor maneira possível, vem ver.

7 principais tipos de clientes que você terá em sua loja online

7 principais tipos de clientes que você terá em sua loja online
Cartão Personalizado – loja Bruno Rubira

1. Cliente indeciso

Esse tipo de cliente geralmente quer comprar, já confia na sua marca, mas está indeciso sobre quais produtos escolher.

Como lidar com eles?

Esteja aberto para entender as necessidades do cliente e o que pode estar gerando a indecisão. Sugira a melhor opção disponível em sua loja baseando-se nas respostas do cliente.

2. O customizador

Se você vende produtos sob encomenda ou personalizados, provavelmente já deve ter atendido um cliente assim. Eles geralmente chegam com muitas ideias e querem personalizar todo o produto para deixar do jeitinho que imaginaram.

Como lidar com eles?

Apesar da vontade de aceitar o desafio de criar o projeto customizado ao cliente, é importante verificar a viabilidade financeira das alterações. Faça as contas e veja se o preço ofertado comporta todas as alterações solicitadas. Não tenha medo de negar alguma personalização ou cobrar mais caro por isso.

3. Clientes que compram por impulso

Esse cliente não planejam uma compra por necessidade, eles tomam decisões de compra no calor do momento. São vários os motivos que fazem este cliente comprar por impulso:

  • Produtos com desconto;
  • Produtos com edição limitada;
  • Produtos com apelo emocional;
  • Produto exclusivo.

Como lidar com eles?

Aproveite datas comemorativas e crie campanhas ao longo do ano para incentivar a compra à esses clientes. Eles geralmente são mais ansiosos, por isso, procure atendê-los com prontidão para aumentar as chances de concretizar mais vendas.

4. Clientes desconfiados

Ele vai buscar informações de feedbacks de outros clientes, ler todos os detalhes sobre o produto que irá comprar, ler as políticas de sua loja online e até ver os posts nas redes sociais. Ele fará tudo isso para garantir que sua loja é de confiança e seus produtos são de qualidade.

Como lidar com eles?

Para eles as avaliações de outros clientes são um ponto fundamental na decisão de compra. Caso você ainda não esteja contente com a quantidade de avaliações da sua loja, neste post  te ensinamos várias dicas práticas para te ajudar a receber avaliações em sua loja do Elo7!

+ Como fazer uma avaliação no Elo7

Além disso, invista um tempo para criar as políticas de sua loja de forma bem clara e objetiva. Elas ajudam a proteger cliente e vendedor e podem evitar desentendimentos, além de transmitir muito mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio. Confira o Guia completo para criar as políticas da sua loja.

5. Clientes negociadores

Eles adoram pechinchar, vão pedir descontos, brindes, frete grátis e mais descontos.

Como lidar com eles?

Avalie sempre se os descontos, frete grátis ou brindes são viáveis. Você pode fazer propostas para que ambos os lados saiam ganhando como os exemplos abaixo:

  • A partir de 10 unidades do produto, ofereço 7% de desconto;
  • Para compras à partir de R$100,00 envio um mimo;
  • A partir de 15 unidades do produto, ofereço frete grátis.

6. Clientes insatisfeitos

A “satisfação” acontece, quando a expectativa do cliente está igual ou é superada pelo que ele recebeu. Já a “insatisfação” é o contrário, acontece quando o que ele recebe fica abaixo da sua expectativa. Avalie todo o processo de produção e venda, e procure entender o real motivo da insatisfação, assim você terá elementos para lidar com a situação e oferecer uma solução que reverta a situação.

Como lidar com eles?

Não cometa o erro de levar uma reclamação para o lado pessoal, educação e respeito são fundamentais em qualquer tipo de relacionamento, principalmente os comerciais. Identifique a origem do problema e use argumentos lógicos e racionais para expor o seu ponto de vista.

Quando receber uma reclamação, responda imediatamente, mesmo que ainda não tenha uma solução. Isso mostrará para seu cliente que você se importa com o problema dele e que está buscando uma solução para resolver a questão.

Cuidados com as promessas! Muitas vezes, com intuito de resolver a situação imediatamente, acabamos prometendo coisas que não poderemos cumprir. Na verdade, isso só adia o problema e pior, irá aumentá-lo lá na frente.

7. Clientes leais

Esse é, com certeza, o melhor tipo de cliente para o seu negócio. Ele é aquele cliente que indica sua marca para os amigos, que comenta e interage com seus posts nas redes sociais e que tem um carinho genuíno por sua marca.

Como lidar com eles?

Procure se conectar com eles para manter essa relação próxima. Entenda o que eles gostam na sua marca e o que os tornou seus clientes fiéis em primeiro lugar. Use o feedback destes clientes e tente replicar isso para conquistar novos clientes leais à sua marca.

Lembre-se de que a personalização, o melhor atendimento ao cliente, agregando o máximo valor e o foco no sucesso do cliente são os principais fatores para satisfazer seus clientes.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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