Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Guia para a criação das políticas de sua loja

Guia para a criação das políticas de sua loja

aperto-de-mãos p

Sua loja está linda, com fotos e produtos incríveis, mas sabe aquela sensação de que ainda está faltando alguma coisa? Quem sabe esse detalhe que está faltando não são as políticas da loja? Opa! Agora é a hora de corrigir isso.
Toda boa loja que se preze deve investir um tempo para criar suas políticas e redigí-las de forma bem clara e objetiva. Elas ajudam a proteger cliente e vendedor e podem evitar desentendimentos, além de transmitir muito mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio =)

Para facilitar, fizemos um guia com itens indispensáveis para direcionar a criação de suas políticas de venda.

Itens essenciais para a elaboração das políticas de sua loja

Prazo de produção e envio
Geralmente os prazos de produção variam conforme o produto e é importante reforçar isso na elaboração de suas políticas, inclusive já escrevemos sobre esse assunto. Caso seus prazos variem de acordo com o produto ou quantidades, ressalte isso ou estipule um prazo médio. Informe também que o prazo de produção será contabilizado a partir da confirmação do pagamento do pedido.

Trocas e devoluções
Determine suas regras para situações como essas. No caso de troca, quem arcará com o frete? Aceitará devoluções? A devolução poderá ser feita em até quantos dias?  Use também como ferramenta para a elaboração da política de trocas e devoluções o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Meios de pagamento aceitos
Os ícones dos meios de pagamento já aparecem lá na página inicial de sua loja, mas não custa reforçar a informação. Se você trabalha com o Moip em sua loja, informe que os pagamentos podem ser feitos através de boleto bancário, cartões de crédito (com parcelamento em até 12 vezes com juros) e débito online.

Prazos de resposta
Esse é um ponto bem importante. Alguns vendedores tem o (ótimo) hábito de responder quase que prontamente às mensagens e pedidos, porém nem sempre isso é possível. O ideal é especificar qual é o seu prazo máximo de resposta,  mas, recomendamos que não ultrapasse 24 horas, afinal, quem gosta de esperar?

Prazo de cancelamento de pedidos
Trace um prazo para cancelar um pedido que não foi concretizado. Um pedido em aberto é ruim, pois, “segura” um produto que poderia ser vendido para outra pessoa. Alguns vendedores cancelam em 48 horas, 7 dias, isso depende de cada loja. Ah! Não se esqueça de deixar uma mensagem ao comprador perguntando se ainda há interesse no produto antes de cancelar o pedido, e caso cancele, o avise que este poderá ser reativado.

Opções de Frete
Informe as formas que seus produtos podem ser enviados (Sedex, PAC, transportadora etc) e se você já utiliza o frete com desconto, reforce essa informação, pois ela é um ótimo atrativo! Oferece frete grátis a partir de determinado valor ou para alguns produtos? Ressalte isso também nas políticas de sua loja. Caso seu frete seja manual, especifique que o frete será informado após o envio do pedido.

Os itens acima são os de maior importância na construção das políticas de venda de sua loja, mas você pode incluir outros tópicos de acordo com a necessidade e o seu tipo de negócio, como prazos de envio de arte para aprovação, envio para outros países, valor adicional para presente, garantias, descontos em atacado e outros esclarecimentos.

Dicas para redigir suas políticas de venda

Seja informativo. Esse é o lugar onde você pode detalhar seus processos. O que o comprador precisa saber antes de comprar?
Seja positivo. Seja simpático e evite frases como “Eu me eximo de quaisquer responsabilidades”. Crie políticas que você também gostaria de ler se fosse um comprador!
Pesquise. Dê uma olhadinha nas lojas que você admira e se inspire para criar suas próprias políticas.
Seja justo. Políticas são projetadas para proteger você e seus compradores. Com segurança você inspira confiança.
Seja simples. Textos excessivamente longos não são interessantes para seu cliente. Redija suas políticas de forma clara e objetiva.
Seja esperto. Caso receba com frequência a mesma dúvida de diferentes compradores, considere incluir a resposta em suas políticas. Isso poderá ajudar a pular a etapa do contato prévio e agilizar a venda.
A cereja do bolo. Se você oferece algum diferencial, como uma embalagem especial, um brinde junto com as compras, um prazo super rápido de envio, aproveite para descrever isso! Isso contará como um ponto positivo para você e sua loja #ficaadica.

Lembre-se que as políticas de loja podem ser construídas aos poucos, de acordo com o que funciona para seu negócio. Então comece a escrevê-las mas não esqueça de atualizá-las de tempos em tempos. Sempre que necessário, acesse nossa ajuda online para sanar eventuais dúvidas. :)

Você já redigiu suas políticas de vendas? Se sim, tem alguma sugestão bacana para ajudar nossa comunidade? Compartilhe aqui com a gente!

Imagem: Designspiration

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.