Home | Negócio Criativo | Atelier organizado: como manter durante todo o ano

Atelier organizado: como manter durante todo o ano

Quem trabalha com artesanato sabe que deixar o seu atelier organizado é fundamental para um bom rendimento.

Atelier organizado

Atelier organizado: como manter durante todo o ano

Seu ateliê é arejado? É sempre importante pensar nisso já que algumas vezes (quase sempre!) estendemos um pouco mais a jornada de trabalho para dar conta da demanda de fim de ano, nessa empolgação nos esquecemos de alguns detalhes como:

  • Ventilação: Independente do tamanho do seu cantinho, ele tem porta ou janelas para ventilar o ar? Você tem um ventilador ou até um ar- condicionado que ajude a manter o clima mais fresco?
  • Limpeza: Resíduos ou restinhos de materiais como tecido, linhas, cola e até mesmo alguns acessórios, podem ficar pelo chão. Por isso, é sempre bom dar uma geral em tudo. Deixe separado tudo que pode ser reaproveitado para você criar novas peças.
  • Desapego: Já conversamos isso por aqui, hoje existem alguns grupos de troca e em eventos realizados pelo próprio ELO 7 realizam o Escambo de Troca de Materiais. Nele você trocar seus materiais parados no ateliê com coisas de outras pessoas. Pense nisso!
  • Ao ar livre: Nos dias de calor intenso opte por fazer suas peças ao ar livre, você pode ir para um quintal, jardim ou até em uma praça próxima a sua casa. Se você tem essa opção aproveite, sabemos que o calor intenso em locais fechados por muito tempo não nos faz bem. Cuidado ;)

+ Veja acessórios para organizar o seu atelier

+ Decore seu atelier com estes cestos organizadores

Agora me conta aqui como é o seu cantinho, se ele é grande ou pequeno, se você tem janela ou se já pensou em investir em um ventilador. Lembre-se que o seu cantinho é seu local de trabalho e deixar o atelier organizado será muito benéfico para você. Outro fator importante é criar um horário de trabalho, com intervalos e pausas para você.

Como me organizar?

Resumindo, se organizar é sempre uma boa opção, dedique o seu tempo a planejar antes de executar pois é nessa etapa que encontramos soluções e otimizamos os processos. Em algumas situações temos a impressão que se pararmos para planejar vamos perder mais tempo. Te sugiro fazer um teste pois no planejamento você já define quais passos e etapas a seguir.

É como escrever e ler a receita antes de fazer um bolo, tendo os processos alinhados facilita a sua produção, numa dessas você encontra o seu fluxo ideal de trabalho e consegue até pegar mais encomendas por conta disso.  Otimizar é sempre bom, para tudo na vida e bom mesmo é esse calorzinho com cara de verão, não é? Bom trabalho!

Publicitária de formação, ama fazer artesanato, garimpar ideias, inspirações e escrever sobre o cotidiano relacionado ao assunto. Gosta de testar técnicas diferentes mas suas favoritas são as que fazia com a sua mãe desde pequena e acredita que a vida se torna mais fácil quando aceitamos nossas origens e quem realmente queremos ser. Escreve aqui no Blog e no Eu Amo Fazer Artesanato.

Veja mais posts deste autor.