Home | Festas | Casamento | A importância do cerimonialista na organização do casamento

A importância do cerimonialista na organização do casamento

Quer descobrir na prática a importância do cerimonialista na organização do casamento? O melhor jeito é perguntar a opinião de quem organizou um casamento sem a presença de um profissional desses! Lidar com vários fornecedores ao mesmo tempo, gerenciar prazos de entrega, mudanças de direções no meio do caminho… todas as intempéries que acontecem no planejamento do casamento são gerenciadas de maneira quase que orquestrada por um bom profissional!

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa profissão e a diferença de tê-lo no seu planejamento de casamento? Continue lendo o post abaixo!

A importância do cerimonialista na organização do casamento
A importância do cerimonialista na organização do casamento: profissional garante que tudo saia exatamente como planejado! Imagem: Jornal Periscópio

A importância do cerimonialista na organização do casamento

“Hum, planejar um casamento não deve ser tão difícil assim”. Certamente essa frase já passou pela sua cabeça, né? Mas, por mais que haja empenho em fazer tudo como manda o figurino, isso não significa que somos experts! Sem a expertise do cerimonialista, simples escolhas como local ou o buffet podem virar uma  verdadeira tormenta para os noivos.

O cerimonialista garante que o sonho saia do papel! Esse profissional cuida do planejamento e todos os mínimos detalhes do seu grande dia, para que tudo saia do jeitinho que os noivos sonharam.

Cerimonialista: você sabe qual a importância desse profissional para a sua festa ?
Imagem: Vanessa Aune Cerimonial

O que o cerimonialista faz no casamento?

Se você estiver com dor de dente, a primeira pessoa a procurar será um dentista, certo? Arriscar a cortar o próprio cabelo sem experiência, nem pensar, né? A gente corre pra um cabeleireiro! A mesma coisa é pensar em planejar um casamento. O evento é complexo, cheio de detalhes, fornecedores diferentes, convidados vindo de vários lugares… O cerimonialista é a pessoa certa para gerenciar todos os detalhes do casamento.

Esse profissional tem experiência com esse tipo de evento e principalmente em lidar com fornecedores diversos. Além disso, geralmente o cerimonialista consegue negociar prazos, preços e detalhes que os noivos poderiam até deixar passar batido.

Atribuições do cerimonialista

O trabalho do cerimonialista começa já nos pequenos detalhes da futura cerimônia. A ele cabe:

  • fazer o cronograma do evento, com todos os mínimos detalhes do grande dia;
  • buscar bons fornecedores;
  • buscar orçamentos que caibam no bolso dos noivos;
  • negociar contratos, prazos e preços, garantindo que tudo saia dentro do previsto no contrato;
  • manter-se dentro do orçamento previsto inicialmente;
  • gerenciar a agenda dos noivos (reuniões com fornecedores, provas e testes de itens relacionados ao casamento…)

Viu só quantas responsabilidades cabem a um cerimonialista? E além de toda a parte de planejamento, esse profissional também é imprescindível no dia do casamento! Algumas das atividades desse profissional no dia da cerimônia:

  • conferir toda a decoração, se tudo está conforme contratado;
  • coordena a atuação dos músicos, equipe de fotógrafos e filmagem, para garantir que tudo aconteça no timing correto;
  • coordena a entrada dos padrinhos, do noivo, o cortejo da noiva, dos pajens;
  • dá aquela conferida geral na noiva para garantir que sua entrada seja triunfal!
  • acompanha toda a cerimônia e fica ligado em todos os detalhes (para “apagar” qualquer incêndio de última hora!).

Ufa! É inquestionável importância do cerimonialista na organização do casamento, né? Você tem uma boa indicação pra deixar para outros noivos? Aproveita aqui os comentários desse post e deixe o contato, uma dica… Certamente ajudará outros casais a tomarem a decisão por esse profissional!

Encontre no Elo7 tudo para seu grande dia!

Veja também:

Como escrever votos de casamento: 10 dicas infalíveis!

Como planejar um destination wedding: veja dicas

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.