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Calendário 2022: principais datas comerciais do ano para você se planejar e vender mais (baixe o calendário gratuito)

Você utiliza o calendário comercial para planejar ações de marketing para o seu negócio? Ele é importante não só para te ajudar a criar produtos mais direcionados para as datas festivas como Carnaval, Páscoa ou festas juninas, quanto para promover ações para incrementar a venda de produtos, como a Black Friday ou Natal, por exemplo.

Calendário Comercial 2022: como me planejar para aumentar as vendas

Calendário Comercial 2022: como me planejar para aumentar as vendas (baixe o calendário gratuito)
foto: Cahandmade.co

Para facilitar a organização do seu ano e planejamento das suas ações de marketing, lançamento de coleções e atividades da sua loja, montamos um calendário de 2022 com todas as datas relevantes para seu negócio criativo.

Além disso, aqui no Blog do Elo7, nós compartilhamos diversos posts com dicas de marketing dos meses seguintes para te ajudar a planejar suas campanhas com antecedência, confira aqui os últimos posts publicados.

Como montar meu próprio calendário comercial?

Comece a se planejar desde já

Por mais que algumas datas comemorativas pareçam distantes, é importante começar a se planejar desde já, principalmente se o nicho que você trabalha é sazonal, como a Páscoa ou Natal, por exemplo.

Seja flexível

Vivemos em um momento repleto de desafios e mudanças, por isso mais do que nunca, é importante estarmos preparados para imprevistos. Ao invés de criar um plano de marketing para os 12 meses, que tal pensar menor? Crie um plano de dois ou três meses e avalie o momento atual para tomar decisões mais estratégicas.

Seja criativo e esteja atento à outras datas

Além das datas comemorativas do calendário comercial, há outras datas que podem ser usadas no seu negócio criativo para gerar engajamento com seus clientes e incrementar vendas como:

  • aniversário de abertura da empresa: você pode oferecer produtos com desconto para comemorar o primeiro ano do seu negócio;
  • atingimento de uma meta: você pode dar brindes aos clientes que fizerem pedido na semana em que o instagram da sua marca chegou aos 5.000 seguidores;

Ofereça descontos

Descontos e ofertas são práticas muito utilizadas pois eles ajudam a girar o estoque, atrair novos clientes para a sua loja ou aumentar as vendas em tempos de poucas vendas, principalmente em datas comemorativas como dia das Mães e Natal.

Antes, pergunte-se:

  • Qual o objetivo da minha promoção?
  • Por quanto tempo ela irá durar?
  • A quais produtos irá se aplicar?
  • Como será a mecânica e a comunicação da promoção?

Alguns objetivos legais para promoções:

  • Eliminar estoque de produtos ou coleções antigas
  • Promover novos produtos ou coleções
  • Vender mais de um produto por vez
  • Promover uma categoria/álbum de produtos
  • Valorizar clientes fiéis e estimular novas compras
  • Trazer novos clientes para sua loja
  • Celebrar uma data especial
  • Conseguir feedback (opiniões) sobre seus produtos

Mas antes de oferecer estes descontos  na esperança de aumentar o seu lucro, é muito importante se planejar para ter certeza que você realmente terá lucro extra com os descontos oferecidos.

Lembre-se: é importante conhecer os seus custos e ganhos, pois proteger a sua margens de lucro deve ser sua maior prioridade.

Espero muito que tenha gostado das dicas! Conte aqui nos comentários: qual data do calendário comercial você pretende começar a planejar desde já?

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Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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