Home | Negócio Criativo | Cinco passos para realizar um desafio criativo!

Cinco passos para realizar um desafio criativo!

Cinco passos para realizar um desafio criativo! Quais são eles? Quem nos conta e escreve esse artigo para a Rede Colaborativa é Luiza Calado. Acompanhe a leitura!

Para começar, vamos saber mais sobre a Luiza? Luiza Calado é designer gráfico, apaixonada por pesquisar tendências no Instagram, no Pinterest e na vida. Outra paixão arrebatadora é o design de estampas. Em parceria com Gustavo Viana, criou o Studio Vica para prestar consultoria nessas áreas. Mas com o empreendedorismo e criatividade borbulhando, a dupla resolveu criar a Vica pra Casa, uma linha de produtos com estampas próprias e produção artesanal, com loja exclusiva no Elo7.

Cinco passos para realizar um desafio criativo

Os desafios criativos estão ficando bem populares nas redes sociais. Inúmeros empreendedores se comprometem a realizar esta tarefa por um período pré-definido de dias, desafiando a mente e trazendo inovação para seus negócios.

Para incrementar a sua linha de produtos, que tal comprometer-se com um desafio criativo durante 30 dias consecutivos? Nós gostamos de fazer pelo menos uma vez ao ano e os resultados são incríveis! Tivemos o primeiro contato com esse tipo de desafio em 2015, ao fazer o curso online Decola Lab para empreendedores criativos.

No ano passado, o tema foi azulejo. Nós, por exemplo, buscamos criar sem usar o computador e usá-lo apenas para fazer repetições simples dos desenhos e colorir, fazendo disso a nossa regra. Um dos azulejos criados virou a estampa “Amour”.

+ Confira mais azulejos artesanais no Elo7.

Cinco passos para realizar um desafio criativo
Linha Amour da loja Vica pra Casa, criada a partir de um desafio criativo.

Fazer desenhos feitos à mão também foi a regra do desafio deste ano. Criamos 30 desenhos com inspirações étnicas e que estamos doidinhos para acrescentar na nossa linha de produtos!

+ Veja como aumentar a sua produtividade diária neste post!

ECinco passos para realizar um desafio criativo
Estampas criadas no desafio criativo de 2016 e que virarão novos produtos!

Cinco passos para realizar um desafio criativo incrível:

1º passo: Defina o tema
Para dar o pontapé inicial, primeiro defina o tema. O ideal é que seja algo relacionado ao seu negócio e que você tenha muita familiaridade.

2º passo: Crie a sua regra
Neste passo, o importante é criar uma regra para sair um pouco da zona de conforto. Para instigar a criatividade mesmo! Que tal criar 30 desenhos diferentes de gatos ou 30 modelos diferentes de carteiras de tecido? Assim, seu cérebro vai começar a buscar soluções inusitadas para algo que você já considerava simples!

3º passo: Comprometa-se
O ideal, para não fugir do desafio, é que ele não dure mais do que 1 hora diária de dedicação. Mais do que isso, você vai enjoar, ou então vai querer pular o dia por conta de outros afazeres. Não deixe também a procrastinação te pegar, mas se ela te pegar, bola pra frente e continue no dia seguinte!

4º passo: Divulgue nas mídias sociais
Não tenha vergonha da sua produção! Você vai ver também como os seus seguidores vão curtir, vão comentar, o que vai te dar mais gás para ir até o fim! Isso serve também como termômetro, na hora de escolher que criações serão incorporadas à sua linha de produtos, o que também é o próximo passo.

5º passo: Incorpore as criações na sua linha de produtos.
Dê uma revisada em tudo o que foi feito, avalie com carinho e veja o que já pode ser acrescentado ao seu negócio!

E então, bora começar?

+ Busque novas matérias-primas para se desafiar!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.