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Cobrar de forma empreendedora (parte I)

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Se você trabalha muito e não vê a cor do dinheiro, ou se tem muitas dúvidas se está cobrando o valor justo por seus produtos, chegou a hora de se planejar e começar a cobrar de forma empreendedora.

Vou te ensinar uma forma de calcular o quanto cobrar por seu trabalho e suas peças, que vai fazer com que tenha certeza do quanto está gastando e ganhando, e possa planejar o crescimento do seu negócio criativo. Para começar, vamos pensar na composição do preço do seu produto como se fosse uma receita de bolo. São quatro os ingredientes principais da nossa receita de preço:

DESPESAS FIXAS: nesse item entram as contas fixas do mês, ou seja, tudo o que você precisa pagar mensalmente mesmo que não venda uma única peça, como internet, MEI, gasolina, manutenção de máquinas, seu salário mensal etc.

DESPESAS VARIÁVEIS: aqui entram as porcentagens de cartão de crédito, Elo7, comissões de vendedores, impostos, etc. Se você vende somente por sua loja no Elo7, é só informar 12% nesse item.

LUCRO DA EMPRESA: a gente costuma pensar que o lucro é o quanto a gente vai ganhar, mas na verdade, o lucro serve para fazer a empresa crescer, através de: ações de divulgação mais efetivas, participação em feiras e bazares importantes, descontos em materiais, cursos de especialização etc. Tudo isso tem o intuito de melhorar sua empresa e fazê-la crescer, e se você não tiver um valor previsto para isso, vai parar no tempo e acabar perdendo vendas. O Sebrae indica que uma empresa que está saudável financeiramente tem em média 10% de lucro.

O lucro não é seu porque você já vai ganhar de duas formas: Pelo pró-labore, que é o salário que você precisa ter para pensar em novos produtos, tirar fotos, divulgar, embalar o produto e despachá-lo no Correios etc. Nada disso é produção e você precisa ganhar por isso (mesmo que seja bem pouquinho de início).

CUSTO DO PRODUTO: nesse último item está o que a sua empresa paga no material usado para cada produto e também a mão-de-obra necessária. Pense sempre em quanto a empresa vai pagar de mão-de-obra, pois se um dia você crescer e precisar de ajudantes na produção, não vai precisar aumentar o preço do seu produto. Esse é o item que mais gera dúvidas, pois geralmente os artesãos estão acostumados a pensar apenas em quanto vale o tempo de produção e esquecem do tempo despendido com especializações, criação de novos produtos, tirar as fotos etc.

Se você colocar o valor de tudo isso na mão-de-obra, seu produto vai ficar caríssimo! E se não colocar como salário, lá nas despesas fixas, vai estar trabalhando de graça! Portanto, muita atenção aqui: o seu pró-labore estará ligado ao seu faturamento e a sua mão-de-obra deve conter apenas o valor da produção.

Observação 1: ao criar uma planilha com essas informações você terá uma visão MENSAL de tudo o que entra e o que sai de dinheiro na sua empresa.

Observação 2: As despesas variáveis e o lucro já estão em porcentagem. O próximo passo é transformar o total em reais (R$) das Despesas Fixas também em porcentagem através do faturamento.

Voltando para a receita de bolo, agora que já temos os quatro itens principais da receita, precisamos fazer esse bolo crescer! Cadê o fermento? No nosso cálculo de preço, o fermento é o FATURAMENTO. Faturamento é quanto você vende por mês. Podemos usar para esse cálculo a MÉDIA ou a META de faturamento. A média de faturamento é feita com no mínimo 3 meses de vendas, mas pode ser feita com 6 ou 12 meses também. Se faz da seguinte forma: some o quanto você faturou nos últimos 3 meses. Agora, divida o resultado por 3. O total é sua média de faturamento mensal. Exemplo:

TOTAL DE VENDAS:

–  JANEIRO = R$ 1.080,00
–  FEVEREIRO = R$ 1.900,00
–  MARÇO = R$ 1.560,00

TOTAL DE VENDAS NOS 3 meses = R$ 4.540,00
R$ 4.540,00 dividido por 3 meses = R$ 1.513,33

MÉDIA de faturamento mensal = R$ 1.513,00

A META de faturamento pode ser estipulada com base no total das Despesas Fixas.

E aí, gostou das dicas para cobrar de forma empreendedora? No próximo post continuaremos esse assunto, desta vez com dicas sobre como planejar o aumento do seu faturamento!

Até a próxima.
Joana Ludwig

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

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