Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Conhecimento em técnicas criativas: oportunidades à vista!

Conhecimento em técnicas criativas: oportunidades à vista!

Como vender seu conhecimento em técnicas criativas

Eu acredito que as adversidades e problemas servem para nos tirar da zona de conforto e nos estimular a enxergar oportunidades que não conseguimos enxergar por estarmos acomodados e confortáveis com uma determinada situação. Para não ficar somente no discurso ou nas frases de efeito, tentarei trazer nessa postagem (dividida em duas partes) insights práticos sobre uma oportunidade que você pode estar perdendo: venda de conhecimento em técnicas criativas. Para começar, vamos avaliar o cenário atual e olhar além da dificuldade.

O valor do conhecimento e da informação

Sabemos que o cenário econômico não é otimista e, por conta disso, deduzimos que as pessoas estão deixando de comprar. Porém, isso é um engano, pois na verdade, todos continuam comprando e o que mudou são as prioridades. Em outras palavras, ao invés de comprar um sapato caro, vou pesquisar alternativas mais baratas, porém, não deixo de comprar o calçado.

Dentro do contexto da escassez econômica, as pessoas buscam mais informações e conhecimento para definir corretamente seus investimentos e priorizar certos gastos. Entretanto, informação e conhecimento nem sempre são encontrados facilmente ou quando são, não são confiáveis ou estão incompletas, então, as pessoas preferem comprar informação e conhecimento, pois asseguram a credibilidade da informação.

Veja um exemplo:

Uma mãe planeja fazer o aniversário de 4 aninhos de sua filha, para isso cogitou chamar o profissional de decoração que contratou nos anos anteriores. Mas para otimizar custos, resolve fazer ela mesma a decoração, então, pesquisa na internet por ideias bacanas e decide que a decoração da festa de sua filha será feita em scrap. No entanto, além de não ter tempo para procurar as aulas que precisa, aquelas que encontra estão incompletas, então, ela decide comprar um curso de “Scrap Festa: Aniversário de Princesa” pois, esse curso, além de pagar menos que a contratação do decorador, ela aprenderá como fazer todas as peças que precisará para decorar a festa.

Você percebe? A mãe não deixou de comprar, ela apenas reordenou suas prioridades e investiu em conhecimento. Ou seja, em tempos de escassez o conhecimento e informação são necessários e tem muito valor.

A renda alternativa

Quando o orçamento fica apertado, seja por demissões, corte no salário, ou queda nas comissões é natural as pessoas buscarem uma renda alternativa para suprirem suas necessidades e manterem seu padrão econômico. Geralmente, buscam abrir um negócio em sua própria casa, como, por exemplo: Fazer doces e salgados, revender cosméticos, abrir um negócio online e fazer artes manuais e criativas, no entanto, é necessário se capacitar e então investem em conhecimento e informação(livros, cursos, palestras, consultoria, etc) para aprimorar seu negócio.

O que estou querendo dizer, é que existe um mercado carente em aprender e que está disposto a investir em profissionais que queiram ensinar, assim como você que tem experiência, conhecimento e habilidade artesanal.

Com o crescimento do mercado das artes manuais, muitos artesãos já não conseguem atender toda a demanda de pedidos e orçamentos, tendo que terceirizar seu trabalho. Porém, por falta de profissionais qualificados, estão ensinando sua técnica e se tornando referência para outros artesãos que, agradecidos admiram e respeitam o trabalho de quem os ensinou e, ao invés de ter um ambiente de concorrência, criam parcerias que permitem o crescimento e fortalecimento mútuo.

Na segunda parte desse post, mostrarei os formatos que você pode usar para ensinar sua habilidade artesanal, ajudando outras pessoas com sua experiência e tornando-se uma referência respeitada e admirada no seu nicho. Também, mostrarei as vantagens de usar a internet para vender seu conhecimento em técnicas criativas, através de PAP, vídeos aulas, ebook´s e apostila digital. Gostaria de saber o que você achou desse post…coloque nos comentários sua opinião, dúvidas ou perguntas.

*Dentro de alguns dias, liberarei um treinamento gratuito sobre como você pode ensinar sua técnica e usar a internet para divulgar e vender cursos, ebook´s, apostilas e PAP´s. Para saber mais acesse este link.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.