Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Cópia, pirataria e plágio

Cópia, pirataria e plágio

destaque blog

No meio do mercado artesanal, costumo perceber questionamento e dúvidas com relação ao assunto de cópia, plágio e pirataria.

Primeiramente, quero deixar bem claro, que sou totalmente contra a qualquer tipo de pirataria, plágio ou cópias ilegais, porém, questiono a visão que muitos criativos e artesãos têm dessa questão.

Na verdade, o que me preocupa é comentários do tipo: “não faço isso ou aquilo, pois vão copiar meu trabalho”.

Pense, em seu cantor ou cantora preferida…

Pensou? Lindas canções, não é verdade?

Bom, eu não sei quem é o seu artista musical preferido, mas, posso afirmar, sem medo de errar, que ele já teve seu trabalho copiado, plagiado e pirateado.

Agora, imagine se, por ter o seu trabalho copiado, plagiado e pirateado, seu artista predileto deixasse de gravar ou cantar, ou seja, tivesse o mesmo pensamento de “não farei, pois vão copiar meu trabalho”.

Percebe? Seria um desperdício de talento… você, e outras pessoas, seriam privadas das músicas que tanto gostam.

Aliás, não teríamos mais músicas para escutar, pois todos são pirateados, copiados e plagiados.

Quando um artista criativo não produz um material por medo da pirataria ou cópia, está agindo exatamente com o pensamento: “Não vou gravar pois, vão me piratear”.

E então você nesse momento deve estar se perguntando: “E se copiam o meu trabalho? Eu acabo prejudicado…”. Então eu respondo: errado!

O único prejudicado é quem copia, pois não está exercitando sua criatividade…Quem não exercita a criatividade não cresce e não evolui, ao contrário, entra em um processo de regressão.

O único prejudicado é quem pirateia, pois não sabe que tudo que planta irá colher…Quem pirateia hoje, amanhã será pirateado! Não tenha dúvida, a lei da semeadura (ou causa/efeito) é real e implacável.

Se observar a questão por um outro ângulo, verá que isso, no fundo, valoriza cada vez mais o seu trabalho.

Isso não se aplica somente para o artesanato, mas vale para qualquer tipo de produto. Veja alguns exemplos:
– A Apple deixou de fazer o “iphone” por causa do “hiphone” (uma cópia de R$ 99,00)? NÃO…

– A Windows deixou de existir  porque seu sistema operacional  é pirateado? NÃO…

– A Nike quebrou, porque um monte de fabricantes usa seu logotipo de forma ilegal? NÃO…

– A indústria do cinema deixou de existir, porque é possível assistir seus filmes gratuitamente na internet? NÃO…

– O profissional de artesanato que você admira, deixou de fazer sucesso porque centenas de outros artesãos copiam seu produto? NÃO…

Na verdade, todos eles CRESCEM CADA VEZ MAIS…

Meu objetivo, com essa reflexão, não é incentivar a cópia, pirataria ou plágio, pois como já disse: sou totalmente contra esse tipo de prática! Meu objetivo é trazer um novo ângulo sobre a questão e mostrar que isso não deve ser um empecilho para você.

Gostaria muito de saber sua opinião! Coloque nos comentários…

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.