Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Desenvolvimento de novos produtos – Dicas de lojistas

Desenvolvimento de novos produtos – Dicas de lojistas

Desenvolvimento de novos produtos - Dicas de lojistas

Quem aí gosta de novidades? O desenvolvimento de novos produtos é uma ótima estratégia para fidelizar clientes antigos e conquistar muitos outros. Para isso, é importante estar por dentro das tendências, reservar um tempinho do seu dia para fazer pesquisas, estimular a criatividade e inovar! Convidamos quatro lojistas do Elo7 para compartilhar suas experiências e dicas sobre como criam, desenvolvem e gerenciam o processo de criação de novos produtos, são elas: Luciana e Regina da loja Ateliê H´Art, Sara da loja Encantos by Sara Gazzinelli, Michelle da loja Boutique do Patchwork e Tânia da loja Ateliê Tânia Baby Acessórios.

1. Com qual periodicidade vocês desenvolvem novos produtos e coleções?

A Tânia costuma desenvolver novos produtos em um período de 30 a 45 dias. Ela acredita que oferecer novidades fazem com que mais clientes conheçam e se interessem pelo seu trabalho. Já a Luciana e a Regina lançam de 2 a 3 novos produtos por mês e sempre no final do ano se reúnem para desenvolver novas linhas de produtos que estejam alinhadas com as tendências do mercado e com a identidade da marca.

2. Vocês acham importante oferecer novidades em suas lojas, porquê?

A Luciana e a Regina enxergam o marketing de relacionamento como a chave para atrair novos clientes e principalmente manter clientes antigos. As novidades são uma das ferramentas desse marketing, que atrai principalmente clientes satisfeitos com a primeira compra. Para a Michelle, inovar é trazer novidades com frequência é um dos fatores que garantem o sucesso de qualquer negócio. Caso você não tenha muito tempo para criar constantemente, ela aconselha acrescentar materiais ou produtos que juntos agreguem valor ao cliente como incluir acessórios em suas peças, oferecer kits de produtos, usar uma embalagem diferente, entre outras possibilidades.

Desenvolvimento de novos produtos - Dicas de lojistas-2

Caixinha de Costura Retrô Boutique do Patchwork, Guirlanda Rosa e Azul Ateliê Tânia Baby Acessórios, Convite Floral Encantos by Sara Gazzinelli, Forminha Flor Única Ateliê H´Art

3. Onde buscam inspirações para criar novos produtos?

As inspirações aparecem em todos os lugares e momentos na vida da Michelle, desde bate papos com as amigas artesãs até em brincadeiras com os filhos. O Pinterest e sites estrangeiros são a fonte de inspiração da Tânia, lá ela encontra muitas técnicas e inspirações diferentes. Em seguida usa as ideias para para criar seus próprios produtos adaptados para sua marca e para o gosto brasileiro.

4. Que dicas dariam para quem pensa em desenvolver novos produtos?

A dica da Luciana e da Regina é ouvir o seu cliente. Para ela, ele será a maior fonte de inspiração!  Crie campanhas nas redes sociais que deem espaço para seus seguidores darem sugestões e pitacos. Além disso, fique atento à todas as tendências relacionadas ao seu mercado. Antes de criar novos produtos, a Michelle pesquisa se existe um desejo/demanda de potenciais clientes e só depois busca meios de atender suas necessidades. É necessário entender se o produto que você irá desenvolver realmente atenderá os desejos de grande parte do seu público, pois algumas vezes colocamos energia e tempo em algo que não trará retorno.

5. Como organizam o seu tempo para criar novos produtos?

A Tânia e a Sara não tem horário fixo para desenvolver novos produtos, mas reservam pelo menos 2 horas por dia para se dedicar à lançamentos e novos projetos. As inspirações não têm hora pra acontecer, na opinião da Luciana, por isso sempre que surge uma folga na correria do dia a dia, ela lê blogs e sites na internet para se inspirar e criar.
Você também tem dicas fora de série para compartilhar conosco? Deixe aqui nos comentários!

Imagem da capa: bloco de anotações Rabiskaí

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.