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O que você precisa para se destacar no mercado

Você já deve ter percebido que as marcas que sabem se destacar no mercado nem sempre tem os melhores produtos e nem são os de maior qualidade, certo? E aquele seu concorrente que está esbanjando sucesso nem é lá grande coisa. Tem gente muito melhor, mas que não tem este destaque todo, não é?

E isso acontece com os grandes também: o McDonalds não tem o melhor hamburguer do mundo, nem as Havaianas tem o melhor chinelo e nem a Starbucks tem o melhor café.

O que você precisa para se destacar no mercado

Pesquisas comprovaram que o público geralmente escolhe a Pepsi ao invés da Coca Cola quando não sabem o que estão tomando (o famoso teste cego), mas isso não se reflete na hora da compra. Por que isso acontece?

Toda marca de sucesso tem um ingrediente especial que faz elas serem as preferidas do mercado e é bom que você tenha o seu também.

O que você precisa para se destacar no mercado
Loja No País de Alice

Por que um cliente deve escolher um produto seu e não do concorrente?

Ô perguntinha difícil essa! Recentemente fiz esta pergunta a uma amiga que está começando um negócio e ela não soube me responder. Então ela ficou com este tema para refletir e definir as ações que vão fazer este novo negócio ter destaque no mercado desde o início.

Saber responder esta pergunta pode fazer toda a diferença entre ter destaque no mercado e ser uma marca igual a todas as outras. Para alguém comprar de você, não basta você ter um trabalho bonito, pois isso muitas outras marcas tem e não é o que faz diferença. Trabalhos parecidos sem um diferencial são facilmente comparáveis entre si e o fator de desempate é sempre o preço.

Uma coisa é fato, SEMPRE vai aparecer alguém cobrando menos que você. E isso faz você perder vendas ou te obriga a ter que baixar o seu preço pra não perder mais. Aí danou-se! É um ciclo vicioso injusto e sem fim! Mas pra não ser sugado por este redemoinho perverso, é preciso ter algo que te impulsione para fora dessa briga feia, algo que te diferencie deste mercado de mesmices.

Então, qual é o SEU diferencial? O que faz você se destacar no mercado?

Se você não sabe ou não tem um diferencial relevante, é bom você criar um logo para poder virar esse jogo. Os cliente precisam perceber que você é diferente e que não pode ser comparado com qualquer um.

E como fazer isso quando tem muita gente vendendo o mesmo que você?

Para se diferenciar você não precisa ter um produto inovador e que ninguém mais tenha. Um negócio criativo é um conjunto de muuuuuitas coisas, não se trata apenas de produtos.

Se o seu negócio fosse uma receita, os ingredientes principais seriam os seus produtos. Mas para ter uma receita realmente deliciosa é preciso bem mais do que um único ingrediente. Existem muitas outras coisas que acrescentam sabor ao seu negócio e que vão fazer você se diferenciar aos olhos do cliente. Não se prenda apenas aos ingredientes principais.

Por exemplo, no seu negócio você precisa se comunicar, não é? Precisa também:

  • Atender os clientes
  • Vender seu trabalho
  • Encantar seus clientes
  • Fotografar suas criações
  • Descrever cada peça
  • Entregar os pedidos
  • Mostrar o que mais tem por trás da produção e da criação

Faça as pessoas quererem comprar de você porque é você quem faz, por causa da personalidade da sua marca, faça eles se conectarem com você. Não conte apenas com um produto bonito e de qualidade, é preciso mais do que isso.

Não se preocupe tanto com a concorrência, se preocupe com o seu tempero.

Sabe por que ainda existem tantos restaurantes de comida japonesa, pizzarias ou hamburguerias sendo inaugurados por aí? Porque cada um apresenta o seu tempero diferente ao mercado. Cada um atrai pessoas diferentes, que valorizam coisas diferentes num sushi, numa pizza ou num hamburguer.

Assim como o McDonald’s, as Havaianas ou o Starbucks se destacam em mercados super concorridos por causa dos seus ingredientes especiais, você também precisa adicionar um tempero especial à sua mistura e que só você tem.

Lembre-se: um produto pode ser copiado, mas o seu tempero especial não.

É preciso fazer as pessoas perceberem que você é diferente de alguma forma e que vale mais a pena gastar o dinheiro deles com você, mesmo que as outras marcas vendam o mesmo produto e por um preço menor. O cliente precisa PREFERIR comprar de você acima de qualquer coisa.

É fácil identificar quando você conquistou seus clientes num âmbito maior que produtos e preços.

Você percebe isso quando decide aumentar seus preços e os clientes não somem e continuam comprando seus produtos. Eles podem até dar uma choradinha mas ainda fazem questão de comprar de você e continuam satisfeitos com a escolha.

Conquistar os clientes nesse nível significa passar para a próxima etapa do seu negócio criativo, significa estar no caminho certo. Então pra não ser mais uma marca como todas as outras, para ter destaque, para poder cobrar mais pelo seu trabalho e virar o jogo a seu favor é preciso se diferenciar e sair da mesmice o quanto antes.

Clarissa de Bem

Clarissa é uma artista múltipla. Descobriu desde criança a paixão por todo tipo de expressão artística. Arquiteta por formação ela já se aventurou por diversas áreas da arquitetura, do design gráfico, da dança, das artes plásticas e da decoração de festas.

E no desenrolar dos seus negócios criativos descobriu mais uma paixão, o marketing autêntico (ou de propósito). Hoje divide seu tempo entre sua arte no Viver de Craft e compartilha seu conhecimento e experiências.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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