Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Empreender no meio período: Dicas de ouro

Empreender no meio período: Dicas de ouro

Empreender no meio período: Dicas de ouro

Empreender não é só criar um negócio próprio com dedicação exclusiva. Eu sempre gostei de pensar que empreender é colocar as ideias no mundo! É visualizar uma oportunidade, seja ela qual for e ir atrás, nem que seja para ver até onde ela pode nos levar. E você sempre aprende algo novo com esta empreitada.

Artesanato é um empreender de ideias, conceitos e referências que se materializam com a habilidade manual de quem coloca amor no que faz. E eu sei que tem muita gente que começa com o artesanato como um hobby nas horas livres. Seja para passar o tempo, para esquecer dos problemas, cultivar uma tradição familiar, desenvolver uma nova habilidade, por amor ao que é feito à mão, pelo amor aos tecidos, cores, texturas, pelo efeito terapêutico, pela paixão por criar ou por tudo isso junto. Mas e quando esta ocupação vira um negócio?

Quais são os desafios de fazer disso o seu negócio? Como fazer a sua atividade de meio período render bons frutos? Eu passei por isso no início da Negócio de Mulher! Quando conciliava o início do novo negócio com outros projetos paralelos, aprendi algumas dicas sobre rotina criativa e produtiva, e gostaria de compartilhar com vocês.

Procure pessoas para te ajudar

Ter alguém com quem dividir o trabalho é melhor do que trabalhar sozinho e por tempo integral. Por isso, um auxílio é muito importante logo no início de seu negócio. Além de dividir habilidades e debater novas alternativas, existe mais disposição e motivação para a realização das tarefas diárias.

Estabeleça uma rotina criativa

A criatividade não é inimiga da disciplina, pelo contrário! A disciplina ajuda a criar um hábito. Use a disciplina e a rotina para desenvolver sua habilidade criativa. Uma boa dica é estabelecer um horário fixo para trabalhar no seu projeto. Se você trabalha com ilustração, por exemplo, separe alguns minutinhos do dia para fazer um novo desenho todos os dias. O velho clichê continua valendo: a prática leva à perfeição e também acrescentaria que a prática evolui sua criatividade para um outro nível.

Defina objetivos alcançáveis

Seu sonho sempre foi ter um ateliê? Ou sempre quis reformular o seu site? Quebre este seu sonho em pequenos passos. Quais são os primeiros passos para isso se tornar realidade? Faça listas. Defina datas para cumprir os passos. Revise-o sempre! Um passo de cada vez e você já não estará mais no mesmo lugar.

Acredite no seu projeto paralelo, encare-o com seriedade

Você precisa ser o primeiro a acreditar no seu projeto! A forma como você enxerga o seu projeto definirá também a imagem que as outras pessoas terão. Não é porque você trabalha em casa, conciliando seu tempo com outros afazeres que ele é menos importante. Você acredita na sua ideia? Encara seu projeto com seriedade e sabe que ele é importante para você? Compartilhe seus sonhos com as pessoas, a sua paixão e crença no seu projeto são as melhores armas de influência.

Escolhendo com sabedoria o que é e o que não é importante

Gerir nosso tempo não é uma das tarefas mais fáceis, visto que muitas coisas novas estão sempre surgindo, como tarefas, compromissos, etc. O segredo está em saber diferenciar o que realmente é importante e que precisará de sua presença das demais. Tenha claro o que é importante para você, o que te acrescenta e diga não ao resto sem culpa. Libere espaço, descarte, desapegue, seja leve.

A maior vantagem de ter um projeto em paralelo e manter uma outra fonte de receita, é diminuir a pressão pelo resultado financeiro. Isso dá liberdade de explorar, de aprender com os erros, dá também um pouco mais de tranquilidade e principalmente tempo. O tempo, a paciência, determinação e a disciplina é que nos levam longe. Acredite nisso e aproveite o seu tempo com o seu projeto paralelo. Não é o destino que importa, mas o caminho! Divirta-se neste caminho, aproveite a jornada.

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.