Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Feito é melhor que perfeito

Feito é melhor que perfeito

feito-é-melhor-que-perfeito

Você com certeza já deve ter ouvido alguém dizer que um projeto feito é melhor que perfeito. Mas será que você já parou para pensar nela com carinho? A criação é uma coisa sem fim. Sempre há algo para melhorar, para acrescentar, para rever, para mudar, para aperfeiçoar. Muitas vezes quanto mais trabalhamos em algo, menos ele parece perfeito.

Mas você pode estar pensando – “Karine, é que eu sou muito perfeccionista”. E eu te respondo com uma pergunta: “Será que perfeccionismo é mesmo uma coisa boa no mundo dos negócios?”. Outro dia publicamos no nosso facebook e para os leitores da nossa newsletter, uma frase de J.R.R Tolkien, que ficou na minha cabeça: É o trabalho que nunca começa que leva mais tempo para terminar.

Vou te contar uma pequena história para ilustrar isso: quando eu e Priscila, minha sócia, começamos a criar a Negócio de Mulher, nós desenvolvemos vários projetos em paralelo. E um deles, nós levamos quase 2 anos e meio para planejar, desenvolver e lançar. O produto nunca estava bom o suficiente, sempre havia algo para melhorar. E o que aconteceu quando lançamos? O público não entendeu nem do que se tratava.

Moral da história: nós aprendemos que era preciso abortar o projeto ou melhorá-lo mudando a proposta na sua essência. Desde então passamos a criar protótipos, testar o quanto antes nossas ideias e não deixar essa inércia nos pegar. Levamos esse aprendizado com a gente: Feito é melhor que perfeito. Você não precisa estar com tudo 100% redondo para começar qualquer coisa, especialmente se você está iniciando algo novo e não sabe a reação do mercado, mas já fez suas pesquisas iniciais e já tem algo minimamente viável

É claro, que devemos sim buscar sempre fazer o nosso melhor e pensar em vários detalhes, mas a questão que quero levantar aqui é: até que ponto estamos adiando nossas decisões ou sendo levados pela inércia e usando o “perfeccionismo” como desculpa? Tenho a impressão que este adiamento está também intimamente ligado a autoconfiança.

A autoconfiança é a coisa mais importante que devemos ter para levar nossos sonhos adiante e assumirmos os riscos inerentes desta nossa jornada empreendedora. O ministério dos criativos adverte: A busca excessiva pela perfeição nos negócios leva a inércia – isto deveria estar estampado bem grande em toda a parte para que a gente jamais esqueça :)

Você concorda?

Foto da capa: Badu Design

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.