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Google Shopping: confira todas as boas práticas para o anúncio de seus produtos

Você sabia que o Google Shopping pode ser um grande aliado para incrementar as suas vendas? Essa ferramenta exibe anúncios de produtos relevantes durante uma pesquisa por itens específicos no Google, oferecendo a oportunidade do vendedor alcançar um público grande e direcionado.

Mas para que você possa usufruir dos benefícios, é muito importante atentar-se a alguns detalhes no cadastro dos seus produtos para otimizar os resultados da campanha de Google Shopping. Vem ver!

O que é o Google Shopping e como ele funciona no Elo7?

Google Shopping: confira todas as boas práticas para o anúncio de seus produtos

Os anúncios do Google Shopping, ou PLAS (Product Listing Ads), são exibidos quando usuários buscam por um determinado produto na ferramenta de busca do Google. Eles podem aparecer no topo ou no canto direito da página:

E também na aba “Shopping” do buscador:

Como o Google Shopping funciona no Elo7?

Sabemos que a grande maioria dos nossos vendedores e parceiros não possui uma grande loja, ou pessoas trabalhando no marketing digital exclusivamente para vender seus produtos. Além disso, as campanhas online demandam tempo e conhecimentos em otimização de campanhas, estratégia de investimento e segmentação que, se não executados com base em seus produtos e seu público, não trarão resultados satisfatórios.

É por isso que pensamos em tudo por você. Seu cadastro de produtos na loja do Elo7 gera um feed de produtos vinculado a uma conta exclusiva da sua loja no Google Merchant Center. Assim, nossa equipe de marketing trabalha sem que você precise fazer a gestão desses anúncios.

Boas práticas do Google Shopping para sua loja

Atributos importantes para que seu produto seja exibido nos Google Shopping e atraia mais vendas:

1) Título do produto: o nome deve descrever seu produto de forma breve, clara e objetiva, utilize palavras que possam estar presentes na busca do seu cliente. Nesse caso de “Lembrancinha Vela Perfumada Mini Copo Minimalista”, se um cliente busca por “lembrancinha” ou “vela perfumada”, esse produto tem chance de ser exibido no resultado de busca. Por isso, é importante deixar o título do produto claro e coeso.

Entre os detalhes que fazem com que seus produtos não sejam anunciados no Google Shopping, estão: caracteres especiais (como @, #, *, etc), palavras repetidas (como Lembrancinha lembrancinha), informações comerciais (como Frete Grátis, Promoção), palavras em caixa alta no título (como LEMBRANCINHA), abreviações de palavras (como Lembr. de casamento), palavras em outras línguas, entre outros.

Lembrancinha Vela Perfumada Mini Copo Minimalista – loja Tarsila Atelie

2) Foto: as fotos do cadastro de seu produto no Elo7 também serão as mesmas fotos que aparecerão no anúncio do Google Shopping. Por isso, utilize sempre imagens com qualidade, que destaquem as características do produto ao máximo e captem a atenção dos clientes!

Não use imagens ampliadas ou miniaturas, não utilize também texto promocional, marcas d’água ou bordas.

Além disso, a primeira imagem do seu anúncio deve ser uma foto com fundo branco. O Google Shopping prioriza esse tipo de foto e você pode usar outras fotos, como as ambientadas, nas demais fotos do anúncio (segunda, terceira, quarta e quinta foto, das 5 que permitimos por produto).

Outro ponto é que o uso de marca d’água, textos, montagens e detalhes gráficos nas fotos impede que seu produto seja anunciado no Google Shopping. Por isso, nunca utilize esse tipo de edição.

3) Descrição do produto: para que o Google consiga associar seus produtos ao maior número de buscas, é importante que ele tenha acesso à maior quantidade possível de informações. Por isso, forneça descrições completas informando:

  • Materiais utilizados;
    • Medidas;
    • Tempo de confecção;
    • Prazo de entrega;
    • Modo de uso;
    • Opções de cor;
    • Modelo e tamanho.

Além disso, assim como no título, evite o uso de caracteres especiais (+#@*), LETRAS MAIÚSCULAS, palavras repetidas (como Lembrancinha lembrancinha), informações comerciais (como Frete Grátis, Promoção), abreviações de palavras (como Lembr. de casamento), palavras em outras línguas, entre outros. O Google considera essas práticas ruins para a experiência de busca do usuário e, por isso, pode inibir a exibição dos seus anúncios no Google Shopping.

Outro ponto importante: coloque o maior conteúdo possível na descrição, tentando chegar entre 4.000 a 4.500 caracteres.

4) Preço: o valor do produto é muito atrativo para o comprador. Se puder, opte por utilizar a função de preço promocional, que permite maior visibilidade no Google Shopping (mas atenção: não pratique descontos drásticos propositalmente (por exemplo, “de R$100,00 por R$10,00”), pois a plataforma pode interpretar seu produto como um caso de fraude. Caso seu produto seja feito sob encomenda, não se preocupe, esses produtos serão exibidos normalmente.

5) Frete: este é um atributo extremamente importante para que seus produtos apareçam em anúncios do Google Shopping. Isso porque um dos critérios da ferramenta é divulgar apenas produtos que tenham cálculo automático de frete, não contemplando os produtos com frete manual. Isso acontece porque o Google Shopping considera muito importante que o comprador tenha acesso imediato ao valor de frete no momento da compra. Além disso, caso o produto tenha frete grátis, essa informação também será exibida no resultado de busca no Google, recebendo maior destaque pela plataforma.

6) Categoria: seu produto precisa estar cadastrado na categoria correta. Por isso, confira todas as opções de catagoria disponíveis e escolha aquela que melhor se encaixa no seu caso. Evite as categorias muito amplas, como “Outros”.

7) Tipo de produto: seus produtos devem estar de acordo com os termos de uso do Elo7, ou seja, devem respeitar os produtos permitidos para comercialização (o que exclui, por exemplo, produtos pirateados).

Dessa forma, confira um resumo do que prejudica seus produtos nos anúncios de Google Shopping!

Evite usar:

  • Caracteres especiais no título (como @, #, *, etc).
  • Palavras repetidas no título (como Lembrancinha lembrancinha).
  • Informações comerciais no título (como Frete Grátis, Promoção).
  • Palavras em caixa alta no título (como LEMBRANCINHA).
  • Abreviações de palavras no título (como Lembr. de casamento).
  • Textos, molduras, marca d’água e outros detalhes gráficos nas fotos.
  • Fotos em baixa qualidade.
  • Categorias como “Outros” para os seus produtos.

O Elo7 investe bastante em publicidade online para todos os produtos do site. Isso, para garantir que seu produto seja encontrado pelo cliente certo, no momento da compra. Fazemos campanhas de aquisição de novos clientes, buscadores, e-mail marketing e outras mídias para que a audiência do Elo7 seja crescente, potencializando suas vendas sempre.

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Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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