Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Guia para tirar boas fotos de seus produtos

Guia para tirar boas fotos de seus produtos

Vender online é um desafio. O comprador não pode tocar, sentir ou experimentar o seu produto, tudo o que ele tem ao alcance são as suas fotos. Por isso, as imagens que os vendedores divulgam são muito importantes, elas precisam parecer sedutoras  e informativas.

Para isso você não precisa ser um fotógrafo profissional ou ter uma câmera cara, algumas dicas simples podem fazer suas fotos ficarem mais bonitas e seus produtos mais atraentes! Confira algumas dicas:

1. Sempre utilize a luz do dia para tirar suas fotos
Se você mora em uma casa, aproveite o quintal para montar o seu estúdio improvisado; se você vive em um apartamento como eu, utilize a varanda ou um local próximo à uma grande janela. Nesse local você pode colocar uma mesa ou qualquer outro apoio grande o suficiente para comportar o seu produto.

2. Escolhido o local, é hora de montar o cenário
Um cenário pode ser simplesmente uma folha de papel branca ou cartolina, que funciona muito bem como base para quase todos os produtos (evite fundos com o mesmo tom de seus produtos). Painéis lisos de outras cores ou um tecido bonito, contrastante, também são ótimas opções. A vantagem de ter um fundo liso colorido ou branco para suas fotos é que o produto está em pleno foco e não há nada em segundo plano para causar distração. Eu costumo usar fundos brancos na maior parte de minhas fotos mas às vezes, dependendo do produto, um cenário com outros recursos pode ser interessante. Para mim o importante na montagem do cenário é que ele transmita o “espírito” do item, ou o que eu sinta sobre ele.

3. Nunca use flash!
Está aí uma dica importantíssima: esqueça o flash! Ele cria um efeito desagradável no seu material, muito brilhante, além de alterar a verdadeira cor e detalhes do seu item. Por isso, não tire fotos com pouca luz, dentro de casa ou durante à noite, siga a dica 1.

4. A função “Macro” é sua grande aliada
Esta é uma característica especialmente importante se você está fotografando pequenos itens como jóias e bijuterias ou se quer mostrar algum detalhe de um item maior. Ela funciona como um close, fazendo com que as fotos de perto tenham foco ou seja, mostrem todos os detalhes importantes! Não sabe onde fica essa opção em sua câmera? Quase todas as câmeras têm essa função, ela é apresentada como uma florzinha assim:

Se você nunca utilizou a macro, faça algumas fotos como teste até descobrir a distância ideal entre a câmera e o produto.

5. Tire muitas fotos!
Tire várias fotos de cada item. Reposicione o seu produto, aproxime a câmera, afaste, mude a perspectiva, quanto mais fotos você tirar, maiores serão suas chances de conseguir um bom resultado.

6. Ajuste a luminosidade, se preciso
O dia estava lindo e luminoso, o seu cenário fabuloso mas ainda assim suas fotos ficaram muito escuras? Há solução!
Um simples editor de imagens, como esses que vêm com as câmeras digitais (ou o Photoshop, se você o tiver) pode ajudar a consertar esse problema.
Abra sua foto no editor e ajuste o brilho ou a luminosidade até que fique ideal. A localização dessas ferramentas varia de editor para editor, mas tenho certeza que não será um problema achá-las!

Sem ajuste de brilho e luminosidade Com ajuste de brilho e luminosidade.

7. Corte e redimensione a sua foto
As fotos saem das câmeras com tamanhos muito maiores do que precisamos. Além disso, muitas vezes o produto não está muito bem centralizado na imagem. Para resolver isso, basta cortar a sua imagem centralizando o produto e redimensioná-la com a ferramenta de tamanho.
Considere que o Elo7 aceita imagens com largura superior à 680 px, ou seja, qualquer valor entre 680 e 800 px já está de bom tamanho.

Depois disso é só salvar a sua imagem e pronto!

Espero que tenham gostado! Se quiserem ver as outras fotos tiradas ao longo desse guia dêem um pulinho na nossa loja.Karen Buono, da Calicanto

Imagem da capa: https://www.sxc.hu/

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.