Home | Negócio Criativo | Agenda | Curso online gratuito: pintura em madeira com Hélvio Mendonça

Curso online gratuito: pintura em madeira com Hélvio Mendonça

post_helvio

Aplicar pinturas decorativas sobre a madeira é uma técnica coringa para diversos tipos de artesanato. Com uma pintura especial, móveis a pequenas caixas ganham valor e enfeitam o ambiente. Para que nossos artesãos e o público possam se aperfeiçoar nesta habilidade, convidamos o expert Hélvio Mendonça para compartilhar um pouco de sua experiência e revelar o que será ensinado no próximo curso da EduK em parceria com Elo7.

Blog do Elo7: Quando começou a trabalhar com pintura decorativa em madeira? Sempre usou os mesmos materiais?

Hélvio Mendonça: Trabalho com arte e artesanato há 15 anos, em especial com pinturas. Na época que comecei era mais restrita a variedade de materiais disponíveis no mercado, mas era possível criar técnicas artísticas fazendo experiências e pesquisas. E na busca constante por novos meios, trabalhei também com materiais importados que me permitissem desenvolver outros estilos. Mais para frente, as empresas brasileiras do ramo começaram a investir em produtos de qualidade e com preços bem mais acessíveis. Hoje, temos uma variedade imensa de empresas e produtos que atendem essa demanda.

Hoje, qual a maior procura em pintura em madeira? Há um produto que tenha mais sucesso?

HM: A técnica de “Pinturas Especiais” existe há muitos anos, porém, ela resistiu ao tempo e permanece em voga até hoje. Não é uma técnica que se altera modismos ou épocas. O principal objetivo dessa técnica  é possibilitar efeitos naturais. Pode ser empregada na área de restauração de móveis, ou na criação de novas peças para fins decorativos. Todas os tipos de pintura fazem muito sucesso, mas há um que sempre chama atenção: o estilo mármore.  Quando é bem realizado, é capaz de enganar os olhos de quem vê uma peça pela primeira vez!

No seu curso, quais as técnicas que as pessoas poderão aprender? Pode revelar?

HM: Nesse curso com Elo7 e EduK, vou ensinar nove técnicas de Pinturas Especiais sobre madeira. São elas:  Mogno, Mármore, Ferrugem, Ouro Velho, Cobre Azinabrado, Pintura Moderna, Decoupage com Tecido e Papel, Pátina em Policromia e Pátina em Textura. Pelo nome de cada técnica, podemos ver que a intenção é simular para os expectadores, efeitos incríveis e inusitados usando apenas tintas e pincel. Está bastante completa a aula!

Para quem se animou a aprender as técnicas de pintura com o Hélvio Mendonça, o curso acontecerá nos dias 23 e 24 de Janeiro das 14 às 17h, com transmissão GRATUITA aqui mesmo no blog do Elo7.

Vale lembrar que o curso é gratuito apenas para quem acompanhar ao vivo nos dias 23 e 24 de Janeiro. Se quiser comprar o curso para assistir depois destas datas quando e quantas vezes quiser, consulte os valores no site da eduK.

Para trocar ideias sobre o curso e ver a lista de materiais acesse o grupo de Artesanato do Elo7 e eduK no Facebook.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.