O Instagram é uma excelente ferramenta para divulgar seu negócio criativo – seja através de fotos ou vídeos – além de ter atualizações constantes que estão deixando o app ainda melhor para quem quer promover seu trabalho.
Instagram para divulgar produtos criativos
Hoje, a ferramenta é conectada com o Facebook e segue alguns padrões dessa rede social, como por exemplo um jeito “meio estranho” de mostrar as fotos na linha do tempo dos usuários o que leva a nós, produtores de conteúdo, a fazer posts cada vez mais interessantes e engajadores.
Eu sei, não é tão fácil quanto parece. Mas também não é tão difícil assim. Veja, a questão é ter dedicação, estudar a plataforma, saber um pouco de fotografia e texto, e interagir. Veja algumas dicas de como ter um ótimo perfil e construir um público engajado com sua marca.
Tenha um descrição interessante
Como é a fachada da sua casa? Ela é bem limpinha, com uma guirlanda na porta ou algo do tipo? Se você mora em um apê, tem um capacho de “boas vindas” na porta? Bom, a entrada da nossa casa merece uma atenção pois vamos receber nossos amigos e familiares por ali, certo? Esse é o mesmo cuidado que você precisa ter com a descrição do seu perfil no Instagram. Quem chegar na sua conta vai dar de cara com sua descrição, portanto capriche e use os 150 caracteres de maneira inteligente e criativa. Diga ao público quem você é e o que você tem a oferecer para as pessoas.
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Coloque um link
Você tem a opção de colocar um link junto com sua descrição. Você pode deixar o link da sua loja no Elo7 ou de algum produto específico. Utilize essa possibilidade à seu favor variando os links conforme as novidades da sua empresa – um produto novo, uma promoção ou um post de blog. Lembre-se de sempre atualizar!
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Utilize as hashtags certas
É uma baita tentação colocar um monte de hashtags (#) nas fotos achando que as curtidas nas fotos irão aumentar. Bom, as hashtags servem para sua foto ser encontrada, mas isso não quer dizer que você precisa colocar até hashtags que não tenham relação com seu post. Faça uma pesquisa em outros perfis para identificar quais hashtags estão sendo utilizadas e depois analise cada uma das possibilidades (vá em “pesquisar” e digite um termo, por exemplo #artesanato). Identifique o tipo de interação que as fotos que utilizam essa hashtag têm e, se for a interação com o público que você deseja, acrescente no seu post. Use sempre as hashtags relevantes para o seu negócio, mesmo que sejam de 3 a 5.
Incentive seus clientes
Uma ótima forma de divulgar ainda mais seu trabalho é incentivando seus clientes a postarem fotos dos seus produtos. Você pode criar uma hashtag específica ou pedir para que os clientes marquem sua loja na foto, usando o @. Você pode acrescentar um cartãozinho na encomenda com as instruções de compartilhamento da foto. Quando acontecer um post desse tipo, compartilhe no seu Instagram – garanto que seu cliente vai se sentir ainda mais especial!
Utilize os vídeos Hoje temos duas possibilidades no Instagram – vídeo nos posts ou no Stories. Você pode utilizar os vídeos de posts para mostrar os bastidores do seu negócio, mini-entrevistas com clientes, ou mostrando como utilizar seus produtos. No Stories você pode contar uma história trazendo seu público para mais perto do seu negócio. É o que falo sobre “humanizar a marca”, levando para sua conta do Instagram mais ‘pessoas’ e menos ‘automação’. Seu público vai se sentir parte do seu dia-a-dia. Mas claro, mostre coisas interessantes relacionado ao seu negócio – coisas muito pessoais deixo apra seu próprio perfil. Como você tem utilizado seu Instagram? Quais as hashtags que funcionam para você? Me conte nos comentários!