Sabe aquela famosa frase – “vá, e se tiver medo, vá com medo mesmo!”? Pois é, essa frase é a que faz muito empreendedor sair do armário, arregaçar as mangas e colocar sua ideia para rodar. Tem medo de abrir seu negócio? Então continua lendo esse post que vou te ajudar a combatê-lo!
Em todo esse tempo trabalhando com pequenos empreendedores e vendo seus negócios crescerem, posso te garantir que não é necessário ter quinhentas mil páginas de plano de negócio, nem planilhas infinitas de custos… O importante mesmo é dar o primeiro passo!
Medo de abrir seu negócio criativo: o que fazer para combatê-lo?
Mas e como descobrir qual é este primeiro passo? Vamos para um check list básico. Assinale as alternativas que mais combinam com você:
( ) Tenho muita vontade de começar
( ) Quero trabalhar com algo que eu gosto, que me deixe feliz
( ) Já tenho conhecimento suficiente para começar
( ) Quero fazer a diferença na vida da pessoa que vai comprar meu produto ou serviço
( ) Sei o que quero, só falta aquele empurrãozinho!
E aí, marcou mais de 3? Marcou todas?
Então, veja só, você está preparada para empreender! O que falta é aquele empurrãozinho, certo?
Você pode sim, começar com o que você já tem e com os conhecimentos que já possui, mas um pouco de estrutura é necessário para que seu projeto decole. Tenho algumas dicas para você começar logo (chega de adiar), olha só:
1. Defina o que você quer vender
Qual é seu produto/serviço? Por que alguém compraria? Qual o diferencial? Pense em todos os aspectos que envolvem seu produto ou serviço. Ele não precisa necessariamente ser uma inovação, algo que ninguém nunca viu, mas precisa ter seu diferencial. Descubra qual é o seu!
2. Crie seu modelo de negócio
Com uma pesquisa rápida no Google, você encontra um Modelo de Negócios – o Canvas. Esse é um método eficiente para estruturar seu negócio. Nele, você passa por 9 pontos-chave de uma empresa:
* Segmentos de clientes
* Proposta de valor
* Canais
* Relacionamento com o cliente
* Fontes de receitas
* Recursos-chave
* Atividades-chave
* Parcerias-chave
* Estrutura de custos
Cada um destes elementos se complementam e te ajudam a ter uma visão mais integrada e sistêmica do seu negócio. Além disso, você pode usar sua criatividade e montar seu Canvas com post-its – o processo fica bem mais leve e dinâmico!
Com o Canvas do seu negócio pronto, você tem uma orientação melhor de qual caminho quer seguir, o que fazer e com quem pode contar.
3. Estabeleça metas e tarefas
Agora é hora de estabelecer uma meta – ser referência? Levantar X possíveis clientes? Lançar sua marca?
Pense no seu objetivo maior ou seu sonho! A partir daí, você precisa definir as atividades que precisa realizar para chegar lá.
Com as atividades definidas, é hora de organizar dentro do seu tempo – o que fazer, quando, como, onde e porquê. Esta é uma forma básica de organizar suas atividades e vai por mim, essa estrutura vai fazer toda a diferença!
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4. Execute
Faça! Simples assim. A gente precisa dar um primeiro passo para que tudo aconteça. Então vá em frente e siga o plano!
5. Mantenha-se motivada
E para seguir em frente, é sempre bom lembrar-nos dos nossos porquês, das nossas motivações, do nosso propósito. Conecte-se sempre consigo e mantenha a cabeça erguida. Ninguém vai garantir um caminho tranquilo, sem estresse… mas posso dizer que será lindo! Um desafio melhor que o outro, que vai te deixar mais forte, segura e se sentindo capaz.
Bora fazer acontecer?
Me conta nos comentários quais são as suas ideias, ou me manda um email contato@agenciaclockwise.com.
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