Home | Negócio Criativo | Mega Artesanal 2022: Tendências e novidades no mundo do artesanato

Mega Artesanal 2022: Tendências e novidades no mundo do artesanato

A Mega Artesanal 2022 rolou entre os dias 26 e 29 de outubro e saímos de lá cheios de referências de tendências e de novidades do mundo do artesanato!

Depois de dois anos sem o evento presencial, o público estava com saudades e sedentos por novidades. Bora ver o que rolou por lá?

Uma das imagens que mais traduz as principais tendências da Mega Artesanal 2022: cores vibrantes e fios para fazer crochê feitos com matéria-prima sustentável!

O Elo7 esteve na Mega! Confira o que rolou no nosso estande aqui.

Mega Artesanal 2022: Tendências que vimos por lá

  1. Dopamina

Depois de um período nebuloso e de muitas incertezas, a tendência dopamine dressing veio com todas as cores para os looks do dia a fim de gerar prazer, confiança e, principalmente, felicidade. A tendência que está em alta no vestuário também foi avistada em materiais de arte, como linhas, cordões e tintas. Definitivamente, a tendência dopamina é aquela dose de alegria que a gente tava precisando pós pandemia!

2. Quilting

Desde réguas para aplicar a técnica (principalmente para quem não conta com uma máquina específica para o quilting), até as mais avançadas máquinas de costuras: o quilting estava presente por toda a feira! Painéis gigantescos que valorizam e expõe a delicada e trabalhosa arte do quilt podiam ser apreciados e garimpados pela Mega Artesanal 2022. Um viva ao feito à mão!

3. Crochê

Desde a primavera/verão de 2021 – 2022, temos visto muito crochê no vestuário. E a boa notícia é que ele continuará em alta! Cada vez mais colorido e integrando diferentes peças de roupas, como xales, vestidos, saias e até calças; o crochê também continua fortíssimo na decoração, como por exemplo, sendo parte integrante dos colares de mesa que apareceram como novidade na decor nos últimos tempos.

4. Fibras naturais e materiais sustentáveis

As fibras naturais continuam em alta. E não somente elas! A fim de reduzir cada vez mais o impacto ambiental na produção de matérias-primas, a indústria de artigos para artesanato está cada vez mais preocupada em trazer soluções sustentáveis para os artesãos, como os tingimentos e as fibras naturais. Além disso, o reaproveitamento de resíduos têxteis também continua em alta, como é o caso do fio de malha, muito utilizado para fazer… crochê! Viu só como as tendências estão interligadas?

Quer ver mais tendências da Mega? Compilamos algumas delas no nosso Instagram! Confira aqui.

5. Flores realistas em EVA

O EVA, também conhecido como Acetato de Vinila é um polímero emborrachado muito utilizado na indústria e também no artesanato. Mas dessa vez, o material que é conhecido por ser versátil e possuir uma gama de cores e possibilidades, se transformou em flores muito realistas! Praticamente não dá para diferenciar das flores naturais, e o toque é muito macio e bem diferente do tradicional plástico. A aplicação é feita em arranjos florais, e até bolos de casamento. Amamos e aprovamos demais essa novidade!

6. Decoração natalina

A decor de Natal resgata a tradição da pintura Country. E, pelo que vimos lá na Mega Artesanal 2022, quanto mais tradicional, melhor! A decoração vermelha, verde e dourada foi a eleita pelos estandes que trouxeram elementos natalinos para a feira.

Esteve na Mega Artesanal 2022? O que você viu por lá de novidade que te encantou? Conta pra gente aqui nos comentários!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.