Home | Negócio Criativo | Novo colunista! Peter Paiva fala sobre perseverança

Novo colunista! Peter Paiva fala sobre perseverança

capa-elo7-peter-paiva

O tema de minha estreia aqui no Blog do Elo7 é uma delícia: a perseverança. 

Será uma qualidade pessoal ou algo que todo artesão deve ter para conseguir se manter em pé? Os obstáculos estão aí, e como tudo na vida, precisamos definir a utilidade deles. Hoje me vejo como um cara que desbravou a arte de fazer sabonetes e descobriu no início da história que no mínimo tinha que fazer bem feito para ser notado. Quando fiz meu trabalho e saiu bem feito, descobri outras tantas coisas que eu tinha também que focar para não cair no banal e também sobreviver. Fui notado!

Percebi que estava no caminho certo e então estes pontos viraram minhas guias. É fácil ver quando se está saindo do rumo: o artesão fica sem empolgação, começa a fazer seu trabalho com menos ritmo e tudo parece igual. Para mim é assim, sinto o que faço de corpo e alma. Percebo o dia mais nublado quando começo a conversar ou discutir alguma pauta em reunião e o assunto não vem. É aí que precisamos ter perseverança. Mas o que quer dizer esta palavrinha?

Todo dia pode ser igualzinho, começa sempre com as mesmas horas, com o mesmo abrir dos olhos. Tudo pode ser exatamente igual e se tornar… chato. Para isso eu me organizo com um ipad mental instalado do lado direito do cérebro para que eu saiba que mesmo sendo um artesão sem patrão eu tenho obrigações. Hummm, isso é bom! Dá um frio na barriga!

Isso me faz saber que tenho que evoluir sempre e onde fica a tal palavrinha, a perseverança. Tenho sempre que estar com o meu padrão ali sendo examinado, o jeito de me portar, o meu jeito de tratar as pessoas todos os dias, o meu jeito de checar se está tudo indo conforme o planejado. A perseverança nos faz não desistir, isso é fato! Como? Basta se aperfeiçoar no que você já faz há muito tempo com tanto amor e saber que de lá ainda dá para sair muito mais. Pense que manter um padrão de excelência em algo feito um a um, manualmente, não esta tão longe do cotidiano de um escultor, um lapidador de ideias!

Falamos de perseverança mas será que você que trabalha com arte pensa nestes pontos? Pensa no que faz alguém se destacar? Pensa em pesquisar, estudar ou até desfazer tudo e começar do zero para saber se está mesmo fazendo o que sonhava ou se é aquilo que pretende pra vida?

peter paiva pense em se firmarPense em se firmar, deixar de fazer de tudo um pouco e começar a se dedicar a algo que realmente se sente capaz e que tem vontade para desbravar um caminho de sucesso. Foco! Imagine só. Ela ama o pão de mel que faz, todos os amigos aprovam e um dia ela se sonha com uma banca linda, tipo “de granfina”. Já se imaginou arrasando, virando febre no povo e vendendo os melhores pães de mel do mundo. Será que ela conseguiria se estivesse focada em fazer tudo que é tipo de docinho que ela aprende por aí? É preciso ter foco, apostar em uma ideia e se aperfeiçoar, para conseguir fazer toda logística de fabricação e todas as variáveis do seu negócio criativo.

peter-paiva-viver-de-arteSabe, quando penso em falar de perseverança, tenho um pouco de medo das pessoas que estão aí pensando em viver de arte e esquecem que pra viver de um trabalho feito a mão tem que ser muito profissional. Aquela época de fazer “bonitinho” não sustenta mais! Tem que fazer pra valer e por sinal o nosso tempo esta aí pra valer! Por que quando chegam os problemas eles não medem tamanho e vêm na hora certinha pra te botar à prova, fazer acordar, resolver, aplicar e passar a fase! É quase um jogo de videogame da vida real.

Mas um dia falaremos de problemas e suas soluções. Adoro! Eu vivo de verdade e por isso posso dizer, os problemas estão aí para nos fazer levantar sempre e viver verdadeiramente. Em um próximo bate-papo falamos sobre isso! Muita vida para todos vocês.

Beijos e amor do Peter Paiva, designer de sonhos.

Gostou da coluna do Peter? Temos uma ótima notícia! Ele vai estar no estande do Elo7 durante a Mega Artesanal e espera a sua presença.

Confira os horários dos bate-papos agendados e programe-se para a maratona da Mega.

A lotação da nossa sala é de 30 pessoas e distribuiremos as senhas dos bate-papos a cada dia de feira. Esperamos você lá!

ELO7 na MEGA ARTESANAL 2012
DATA: De 27 de junho a 1 de julho de 2012.
Centro de Exposições Imigrantes – Rod. Dos Imigrantes, Km. 1,5 – São Paulo
De 27 a 30 de junho – Das 11h00 às 19h00
Dia 01 de julho – Das 11h00 às 17h00

Um leonino singular, um designer de sonhos. Artesão por vocação, artista por paixão, professor e apresentador de TV, tem um programa exclusivo na Rede Aparecida "Tudo Artesanal" e está diariamente no "Tudo Simples", do canal Bem Simples. Adora repassar o conhecimento que adquiriu em suas experiências internacionais e mostrar sua visão positiva e engajada sobre o artesanato. Acesse.

Veja mais posts deste autor.