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Pedir ajuda: 4 dicas para os multitarefados

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Demorei muito tempo para entender a importância de saber o momento de pedir ajuda e a ouvir mais as pessoas. Durante muito tempo eu me senti sozinha. Eram muitas responsabilidades, muitas metas e objetivos irreais! Eu me achava uma pessoa muito comprometida! Porém, olhando mais de perto, vivia protelando o que não queria fazer. Sabe aquelas coisas que você se obriga a fazer, mas no fundo nem sabe direito por quê? E só depois que estava a ponto de explodir é que fui buscar ajuda em livros, cursos, seminários de negócios.

De uma forma muito interessante, isso me fez entender o que era verdadeiramente importante: meu propósito de vida! Isso me mostrou qual é a minha prioridade na vida, fazendo com que eu tenha mais tempo, mais equilíbrio e foco. Para quem está de fora pode parecer que foi sorte, mas muitas oportunidades começaram a aparecer desde então. Como já dizem: sorte é oportunidade encontrando preparação, se a oportunidade vier e você não estiver preparada, ela passa e você nem vê. Preparei um PAP de como se preparar para quando ela chegar e para ter mais equilíbrio e bem-estar.

1. Agradeça por tudo aquilo que já tem de bom

Antes de dormir, analise tudo o que aconteceu de bom no seu dia e agradeça. Agradeça pelos talentos que você tem, pelas oportunidades, pelas pessoas, por uma palavra que ouviu, uma frase que leu, e que trouxe algum tipo de benefício para o seu dia e sua vida. Quando você agradece, tira o foco do que está ruim, do que não está dando certo ou do que falta. E isso, com certeza, fazer você se sentir mais feliz e equilibrado. Gratidão é algo mágico…

2. Ouça com o coração quem está perto de você

Sabe aquele hábito horrível de terminar as frases das pessoas? Sem perceber, você se torna uma pessoa soberba… Depois de começar a agradecer por tudo, comece a ouvir com o coração quem está querendo ajudar você. Seu filho, seu marido, mãe, funcionário, podem ter a solução ali, mas se você não escutá-los, pode não estar dando a oportunidade para eles te ajudarem. Lembre-se que você tem uma boca e dois ouvidos, portanto, é mais humano e importante saber ouvir primeiro para falar depois.

3. Deixe de mandar e passe a liderar

O líder é aquele que tem um sonho e consegue fazer as pessoas sonharem junto com ele! Quando você se conhece e sabe qual é o seu sonho, o seu olho brilha! E é esse brilho que você deve passar para as pessoas que estão ao seu redor. Mandar é diferente de comandar. Mandar é algo de “cima” para baixo: “é importante para mim e eu não estou nem ai se é importante para você.” Comandar é aglutinar as pessoas em volta do mesmo objetivo: “é importante para mim, porque também é importante para você e sabemos exatamente onde desejamos chegar”. Motive as pessoas com o coração!

4. Treine as pessoas

  • Quando você consegue essa sinergia do líder, você passa a entender que ninguém vai fazer igual a você, porque as pessoas tem experiências e habilidades diferentes. Então, duas coisas podem acontecer: Quando o “ajudante” sabe qual é o objetivo, ele pode fazer ainda melhor que você.
  • Quando o “ajudante” sabe qual é o objetivo, mas não sabe como chegar nele, ele passa a aceitar que você ensine o que é necessário. Saber ensinar, treinar, com tempo e carinho, faz uma diferença enorme no resultado. Pedir ajuda será muito mais simples do que imagina!

Comece a caminhar dando um passo de cada vez… mas comece! E me conte os resultados.

Grande abraço e até a próxima.
Joana Ludwig

É Coach de Carreira para desenvolvimento de pessoas e negócios criativos, e compartilha conteúdos através do seu site Joludwig. Acredita que todos estamos conectados e que compartilhar nossas experiências faz parte do ciclo da vida.

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