Home | Negócio Criativo | Viver de artesanato na crise: saiba como

Viver de artesanato na crise: saiba como

Como viver de artesanato na crise? Confira as dicas da empreendedora criativa Aline Camila e descubra a resposta.

A crise econômica pela qual o Brasil está passando atualmente está mudando a vida trabalhadores brasileiros, que veem suas vidas mudarem radicalmente com a perda de seus empregos. A crise existe, mas o que fará toda a diferença é como você vai se posicionar diante dela. Lamentar-se não solucionará o problema, mas sim, levantar a cabeça e procurar soluções criativas para vencer essa fase. Até dezembro de 2015 eu trabalhava como professora universitária, mas a crise provocou mudanças no FIES, e isso fez com que os alunos diminuíssem drasticamente. Resultado: eu e vários outros professores fomos demitidos.

Quando começaram a surgir comentários sobre possíveis demissões, já imaginei que estaria na lista. Mas o que fazer diante dessa situação? Decidi investir no meu conhecimento. Comprei um curso online e reativei minha loja do Elo7 com novas peças. Em uma semana os pedidos começaram a chegar.

Como viver de artesanato na crise

Se você ama artesanato e perdeu ou está prestes a perder o seu emprego, faça deste momento um recomeço de vida. Mas só querer e sair fazendo sem se planejar, não é o suficiente para viver de artesanato na crise! Busque por conhecimento e desenvolvimento profissional, aprenda o que for necessário. São inúmeros os vídeos, PAPs, cursos disponíveis na internet e programas de TV que ensinam técnicas diferentes. Saber vender já requer um pouco mais de esforço.

Viver de artesanato na crise: saiba como

O Elo7 facilita muito a nossa vida em diversos aspectos, mas para atingir seus objetivos você precisa se atentar aos seguintes pontos:

1. Escolha de um nicho que venda o ano todo;

Em tempos de crise, a maioria das pessoas compram apenas o que é mais necessário. No meu ponto de vista, os dois nichos que vendem com crise ou sem crise são os de casamento e bebê. Estes acontecimentos ocorrem o ano todo e nos dois casos as pessoas gastam até o que não podem para satisfazerem seus desejos.

2. Preocupe-se com sua credibilidade;

Qualquer artesão que deseja obter sucesso com a venda de suas peças precisa ter sua loja no Elo7. Quem compra tem a certeza de que irá receber produtos de boa qualidade e feitos com carinho. Se você ainda não tem a sua, sugiro que abra imediatamente e siga as próximas dicas e boas vendas.

3. Tenha fotos de qualidade;

Fotos de qualidade são importantíssimas para gerar uma boa impressão sobre os seus produtos. No blog do Elo7 você pode encontrar diversas dicas para tirar fotos profissionais sem precisar gastar muito. Veja aqui o Guia para fotografar produtos fora de série e o passo a passo para criar seu próprio mini estúdio de fotografia em casa.

4. Dê preferência ao frete automático;

As pessoas preferem fazer seus pedidos automaticamente, portanto é muito importante que o frete automático esteja configurado corretamente.

5. Utilize o Destaque na busca para divulgar seus produtos;

Durante um bom tempo não paguei o Destaque na Busca e me arrependo por não ter feito isso antes. No primeiro mês que paguei o destaque, minhas vendas simplesmente triplicaram. Saiba mais sobre este benefício aqui.

As oportunidades não caem do céu. Por mais que as coisas possam parecer difíceis ou ruins, existe sempre um lado bom, procure por ele! Corra atrás dos seus sonhos mesmo que eles pareçam impossíveis ou distantes, se aperfeiçoe e busque conhecimento. Levante a cabeça e vá à luta!

Sobre a autora

Aline Camila é professora de matemática por formação, artesã por opção e empreendedora por paixão. Apaixonada por artesanato, deixei a docência convencional para auxiliar outras(os) artesãs(ãos) a viverem de seu artesanato através do blog www.atelieescolaea.com.br, pois sou a prova viva de que as pessoas são mais felizes quando fazem o que amam! Sou artesã, através da minha loja no Elo7; como blogueira, onde dou orientações para as artesãos sobre como fazer, vender e montar seu negócio artesanal.

Deixe seu comentário abaixo sobre como é para você viver de artesanato na crise. Ele é muito importante para mim!

Imagem de capa: Bordado Studio

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.