Home | Novidades | Batata rosti ou batata suíça, faça hoje

Batata rosti ou batata suíça, faça hoje

batata rosti ou batata suíça

Você já conhece a batata rosti ou batata suíça? A delícia típica da região Cantão de Berna, na Suíça, chegou ao Brasil com os imigrantes que se instalaram no Rio de Janeiro. E claro, tudo o que chega em terras tupiniquins ganha muitas adaptações! Rösti signinfica fina e crocante, mas bem que poderia ser macia e crocante, pois é assim que ela fica: macia por dentro e crocante por fora. Acompanhe o preparo dessa delícia aqui!

Batata rosti ou batata suíça – ingredientes

batata rosti ou batata suíça

  • 3 batatas grandes (as do tipo asterix são melhores, mas você pode fazer com a que tiver por aí)
  • 100gr de queijo muçarela
  • 100gr de presunto
  • 3 colheres de sopa de requeijão
  • Azeite ou óleo para untar a frigideira
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Lave muito bem as batatas e leve para cozinhar com casca. Assim que a água começar a ferver, conte sete minutos e depois desligue o fogo. Escorra as batatas e deixe em um recipiente com água gelada e gelo para parar o cozimento e esfriar mais rápido.

batata rosti ou batata suíça

Enquanto as batatas esfriam, é hora de preparar o recheio. Aqui utilizamos queijo, presunto e requeijão. Basta picar algumas fatias. Reserve. Se preferir, utilize outros recheios como carne seca, frango desfiado, queijos diversos, legumes salteados…

batata rosti ou batata suíça

Assim que as batatas esfriarem, descasque-as e rale com ralador grosso. Tempere com sal a gosto.

Prepare uma frigideira pequena antiaderente, untando-a com azeite. Coloque uma porção da batata ralada na frigideira em fogo baixo. Espalhe a batata no fundo da frigideira com auxílio de uma escumadeira.

batata rosti ou batata suíça

Em seguida, coloque um pouco de queijo muçarela, presunto e uma colher de sopa de requeijão.

batata rosti ou batata suíça

Cubra o recheio com mais uma porção de batata ralada e ajeite a Rosti com a escumadeira, para deixá-la compacta e redondinha.

batata rosti ou batata suíça

Quando dourar o fundo, vire a Rosti com auxílio da escumadeira. Um prato de sobremesa também pode ajudá-la a virar  a batata. Assim que dourar dos dois lados, está pronta para ser servida!

batata rosti ou batata suíça

Sirva ainda quentinha!

batata rosti ou batata suíça -

A receita rende 3 porções.

E pra servir sua batata com muito estilo, confira os aparelhos de jantar criativos e artesanais no Elo7.

 

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.