Home | Novidades | Aprenda a fazer biscoito decorado

Aprenda a fazer biscoito decorado

Biscoito decorado

Quando se fala em festa todo mundo gosta, pois festa significa comemoração e docinhos! A Ana Paula, do Atelier Doce Sabor, compartilhou uma receita para você surpreender os convidados com uma festa superlegal com biscoito decorado. Use e abuse da sua imaginação! Faça vários com tamanhos e cores diferentes. Dê um ar animado para sua festa! A receita é rápida de se fazer e os materiais são simples de achar em qualquer supermercado. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 200 gramas açúcar
  • 1 colher  (chá) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento em uma vasinha e reserve. Em uma batedeira, adicione o açúcar e a manteiga (ele não deve estar muito mole) e bata até a mistura ficar fofa e branquinha. Junte também os ovos, a baunilha e bata até ficar cremoso. Misture a farinha aos poucos e continue batendo em velocidade baixa. Se ficar muito pesado, pare a batedeira e misture com uma espátula ou mesmo com as mãos, mas sem trabalhar muito a massa. Envolva a massa em filme plástico e leve para a geladeira para descansar por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Em uma superfície, polvilhe com farinha de trigo e abra a massa com um rolo até ficar com a espessura de meio centímetro. Corte a massa com o seu cortador preferido, podendo ele ser em formato variado: quadrado, coração, redondo, etc. Se você não tiver molde, tudo bem! Você pode utilizar um molde em papel cartão e cortar com uma faca no meio do molde. Coloque os biscoitos em uma assadeira e então leve para assar. O tempo de cozimento varia de acordo com o tamanho do biscoito. Após 15 minutos, abra o forno para ver se eles já estão assados! Se eles estiverem durinhos nas bordas, é sinal que já estão prontos! Deixe esfriar completamente para depois iniciar a decoração.

Colorindo:

Você pode utilizar pó para glacê e adicionar água (conforme as orientações do fabricante), por isso, não precisamos aqui a receita do glacê aqui. Neste exemplo de passo a passo, escolhemos 4 cores para trabalhar. Você deve colocar 2 gotas de corante gel e misturar. Se não estiver na cor que deseja, coloca mais gotas e mistura novamente até obter a cor desejada. Uma dica interessante é misturar tudo em um saquinho plástico, pois é não suja.

Biscoito decorado

Após misturado o glacê ele fica todo colorido por inteiro, como mostra abaixo. Você não precisa usar bico para confeitar, pode usar os próprios saquinhos onde foram feitos os glacês. Você pode fazer um contorno com o glacê antes de preencher o biscoito por inteiro. Depois pode preencher com o glacê no restante do biscoito e assim você evita de vazar o glacê na hora do preparo.

Importante: o glacê quando está “molhado”, tem aspecto brilhante. Se quiser, pode aplicar glitter comestível, açúcar cristal colorido, confeitos nessa hora. Depois que ele secar, não será mais possível!

Biscoito decorado

E por falar em açúcar colorido, você sabe colorir o açúcar?

Biscoito decorado

Basta pegar um pouco de açúcar cristal, colocar em um saquinho plástico e algumas gotas de corante em gel. Pronto! É só misturar e após conseguir a cor desejada, adicione uma colher de café de amido de milho. Misture novamente e coloque numa bandeja pra secar. Você não precisa ficar restrito às cores de açúcar que são comercializados no mercado. Legal né?

Veja as imagens abaixo, onde foram preenchidos os biscoitos com o glacê e logo em seguida com açúcar cristal para que ele fixe:

Biscoito decorado

Para terminar a decoração dos biscoitos é preciso deixar esse glacê com açúcar secar. Não tem um tempo determinado para secar. Depende muito das condições climáticas.

Agora é continuar a decoração! Dependendo da quantidade de cores que você quer usar no biscoito, tem que aplicar uma cor de cada vez e esperar essa cor secar totalmente antes de aplicar a próxima cor. Se não fizer isso, uma cor interfere na outra e mancha o seu trabalho.

Biscoito decorado

Como exemplos, foram escolhidas formas com cor e segunda camada, mas se você prefere menos complexidade, pode fazer desenhos direto no biscoito como os das fotos abaixo. Não existe uma forma certa e uma forma errada quando o assunto é decoração de biscoitos. O que manda é a criatividade!

Biscoito decorado

Deu água na boca? Venha ver mais tipos de biscoitos decorados nesta lista apetitosa!

Conhecida profissionalmente no mundo craft como Xu Seixas, essa paulistana do cabelo rosa adora costurar, andar de patins, ouvir música, dançar loucamente e papear! Dona do site Eu Amo Costurar, agora também ajuda a comunidade Elo7.

Veja mais posts deste autor.