Quem assina o post colaborativo de hoje é Cristiane Marques, a Crica, Crica Marques, artesã, mãe e louca por sua profissão. Ela tem loja no Elo7 desde 2008 logo no comecinho da sua jornada no universo online. Ela procura focar em um nicho de mercado e é isso também que instrui a suas amigas e alunas de artesanato. Em sua experiência, o que lhe ensinou muito são dicas de atendimento online, ou seja, superatenção ao cliente sempre.
Crica dedica o post para compartilhar o que aprendeu ao longo de sua experiência. Confira!
Dicas para quem vende criações manuais
Hoje o artesanato está sendo muito valorizado pelos consumidores. Muitas artesãs têm essa crença, dizem que o artesanato não é valorizado, mas é valorizado está em alta em nosso mercado. Se você pensa que sua criação manual ainda não é, aqui vai um dos segredos: foque em um público (caso contrário você irá se perder). Sinta seus desejos e dores, tente pensar como ele, se coloque no lugar dele!
Exemplo de nicho
Vamos a um exemplo: pense numa mamãe esperando o seu primeiro filho, quanta ansiedade cabe naquela cabecinha? Na primeira gravidez queremos tudo perfeito e tudo muito lindo! Quem já foi mamãe sabe do que estou falando. Pensando assim, então está fácil deixar as mamães loucas com os produtos para bebês. Crica costuma incentivar amigas a trabalharem nesse mercado, onde só no Brasil, a cada hora nascem 320 bebês. Isso quer dizer que por minuto são 11 bebês… É um mercado maravilhoso, e esse universo tem tantas variáveis!
Sapatinhos de bebê Scolastika`s
Tantos produtos que nosso mercado pode abraçar, a cada dia vemos muitos produtos serem criados, ainda mais pra nós que temos a criatividade à flor da pele. E para saber sobre novos produtos no mercado, basta procurar no Google ou nas redes sociais e logo nos deparamos com inúmeras opções.
Dicas de atendimento online
- Responda seu cliente o quanto antes. Não deixe os clientes ansiosos ou com dúvidas!
- Procure tirar do seu cliente o máximo de informações possíveis. É nesse momento que você ganhará a confiança do seu cliente.
- A venda deverá ser feita com o maior amor do mundo. Capriche!
O bom atendimento online gera mais vendas e fideliza clientes. Quem nunca comprou por atendimento? Atendimento é um dos segredos do sucesso do seu negócio artesanal, e claro, um produto bem feito tendo como pitada principal seu carinho e amor!
Para conhecer criativos que vendem online e se inspirar, venha até o Elo7!
Dicas muito boas, mas não entendi a relação delas com o valor do frete, porque o que me remeteu ao artigo (no mural) foi esses chamariz, “como vender bem quando o valor do frete é muito alto”. Aliás, está aí uma dica de artigo pra vocês, porque perdi as contas de quantos clientes e produtos também deixei de comprar, por causa do frete. Esses dias mesmo, vi um tapa olho e uns lencinhos fofíssimos e o frete ficava mais caro que os produtos. Quer dizer, a gente já tem um trabalhão com a embalagem, porque é mais um gasto, mesmo que seja de caixa reciclada. Ainda perde cliente por causa do valor do frete. Tudo bem que tem a ver com a distância, mas tem produto que cabe até num envelope pardo, de tão leve e fino, mesmo assim fica salgado em relação ao seu próprio valor. Fica a dica!
Olá!
Muito obrigada pela sugestão de post. Já está anotado aqui!
Abraços!
Obrigada ao Elo7 pela oportunidade de compartilhar um pouco do meu conhecimento com todos os profissionais de mercado artesanal .