Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Bazares parte II: Os preparativos

Bazares parte II: Os preparativos


Pronto, você já leu a parte I do nosso especial  e decidiu que vai participar sim do seu primeiro bazar (eba!). Já pagou a taxa (se houver) e confirmou a  sua presença. Está sentindo um friozinho na barriga? Com certeza, mas isso é super normal e até gostoso :).
Agora é só manter o foco na preparação para o grande dia. Neste post selecionamos alguns pontos importantes e que devem ser planejados com antecedência para que a sua estreia no mundo dos bazares seja um sucesso:

  • Produtos: O que você vai levar para vender no bazar e em qual quantidade? Isso é o grande desafio para sucesso em vendas. Definido isso, comece a produção, se possível, com pelo menos um mês de antecedência. Para o dia do bazar, tenha um bom mix, uma quantidade de produtos best sellers, que agradam a todos e garantirão faturamento, e alguns mais conceituais. Produtos tipo lembrancinhas baratas, costumam ser populares sempre.
  • Embalagem: Pense em embalagens econômicas porém criativas, de efeito visual.  Vale saquinho de pano, de papel… O papel é fácil de personalizar de maneira artesanal – vale usar carimbos, etiquetas adesivas, etc. Faça um teste antes para ver como vão ficar – o que pode ser lindo em tese  pode não funcionar muito bem na prática. Foque sempre em soluções criativas e econômicas, para não pesar no preço final do produto.  É importante no dia que os produtos tenham  etiquetas com preço ou então uma tabela com os preços em local bem visível na sua mesa, então providencie tudo isso para levar no dia. O cliente pode ficar sem graça em comprar seus produtos se tiver que perguntar o preço. Se puder dar um mimo grátis junto com o produto não hesite, isso faz toda a diferença para quem tem um handmade business.
Vitalogy, Lucotinha e Lilás Ateliê de Ideias embalam os produtos com saquinhos de tecido personalizados.
  • Equipamento e decoração: Veja qual vai ser o tamanho da mesa que vai usar para expor e planeje com antecedência como vai decorá-la. É sempre bom expor os produtos em vários níveis, por isso providencie displays, araras e caixas para levar no dia. Também é sempre bom ter pelo menos um  banner ou faixa com a sua logomarca para sinalização e cartões de visita. Mande imprimir tudo isso com antecedência assim tudo estará prontinho para o grande dia :).

No próximo post vamos postar um modelo de um check list em pdf prontinho para você baixar, imprimir e usar na véspera do início do bazar. Assim você não corre o risco de esquecer nadinha. Lembre-se que estar bem preparada é uma ótima saída para lidar com a ansiedade ;).  Até la!

******

Quer participar de um bazar mas não sabe como começar? Confira nosso especial com várias dicas para você:

Sempre que precisar, consulte também nossa ajuda online.

Sobre Andrea

Publicitária, blogueira e crafter, pensa em artesanato 24/7. Entusiasta do faça-você-mesmo, está sempre a procura de um novo desafio manual. Co-fundadora do blog Superziper.com.

Veja mais posts deste autor.