Home | Faça você mesmo | Aproveite a moldura antiga e faça uma guirlanda criativa

Aproveite a moldura antiga e faça uma guirlanda criativa

guirlanda-natal-moldura

Lembra que falamos de inovar na decoração natalina? Aproveitando esse mote, que tal pegar aquela moldura do antigo porta-retratos e transformar em uma guirlanda? A proposta é brincar com as cores e elementos que irão compor sua peça e tudo pode ser reaproveitado! Bolinhas de Natal antigas, fitas de cetim das embalagens de presentes guardadas, galhos artificiais daquele arranjo de flores que você já enjoou, retalhos de tecido… Quer ver como é fácil fazer a guirlanda de moldura? Vem que a gente mostra!

guirlanda-moldura-foto

Você vai precisar de:

1 moldura (aqui utilizamos de MDF, mas pode ser de outro material)
4 bolas de isopor
Estilete
Faca sem ponta
Retalhos de tecidos
Fita de cetim
Tinta PVA ou acrílica (também pode ser spray)
Pincel
Cola branca
Cola quente
Tachinha (percevejo)
Pedaços de linhas ou lãs que combinem com as cores da sua guirlanda
Galhos de folhas artificiais

Montagem

Comece preparando as bolinhas (se você for aproveitar as bolas natalinas antigas, pule essa etapa!). Aqui utilizamos as bolas de isopor. Para fazer a bolinha forrada de tecido em estilo patchwork, deixe apenas um gomo de 1cm da lâmina do estilete e passe em torno da bola de isopor (afunde o estilete para fazer o vinco), formando uma cruz (quatro gomos).

bola-de-natal

Corte um pedaço do retalho de tecido e, com ajuda da faca sem ponta, empurre o tecido nas fendas. Faça o mesmo procedimento em todos os gomos.

bola-de-natal2

Para fixar o fio que servirá de argola na bolinha, pingue uma gota de cola branca, una as duas pontas do fio dourado e proceda da mesma forma como o tecido, empurrando-o para dentro do isopor com ajuda da faca sem ponta.

Bolinhas prontas, agora é hora de decorar a moldura. Pintamos a nossa com tinta PVA na cor turquesa. Se sua moldura antiga for de outro material, como plástico, passe uma lixa fina sobre ela apenas para desgastá-la um pouco e ajudar na fixação da tinta. Nesse caso, é melhor utilizar a tinta acrílica para artesanato ou spray.

guirlanda-natal

Pegue uma tachinha e fure a parte superior da moldura. Encaixe as argolas das bolinhas natalinas (para ficar um efeito bonito, faça argolas de diferentes tamanhos.

Para finalizá-la, faça um bonito laço (fizemos este modelo aqui, porém utilizando duas fitas de uma vez) e cole-o com cola quente sobre a tachinha para escondê-la.

guirlanda-natal2

Junto com o laço, colamos também alguns pedaços de lã vermelha e os galhos de folhas artificiais.

Nossa guirlanda está pronta e decorando a porta da sede do Elo7!

guirlanda de moldura

Gostou da ideia? Aproveite para encontrar bolinhas de natal de patchwork para fazer sua guirlanda!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.