Home | Casa | 5 erros de decoração que deixam seu apartamento menor

5 erros de decoração que deixam seu apartamento menor

Já parou para pensar o por que sua casa ou apartamento pode parecer mais apertado do que realmente é? As cores das paredes, tamanho e disposição do mobiliário influenciam diretamente na dimensão visual do ambiente. Conheça os 5 erros de decoração que deixam os ambientes menores e veja o que fazer para ampliar seu apartamento ou casa!

5 erros de decoração que deixam os ambientes menores

Paredes escuras

As cores claras dão a sensação de amplitude no ambiente. Logo, se você aplicar cores mais escuras, seu cômodo pode parecer menor do que de fato é. Se o objetivo é deixar o ambiente visualmente maior, opte por paletas claras e tons pastel.

+ Parede criativa: veja dicas para deixar suas paredes cheias de personalidade

  1. Papel de parede estampado

Assim como as tintas de parede coloridas, o papel de parede colorido ou muito estampado pode dar impressão que seu espaço seja menor. Se quiser investir em um papel de parede para sua casa e ao mesmo tempo dar amplitude ao ambiente, opte por versões claras ou com estampas miúdas.

  1. Telas, quadros e pôsteres muito grandes e juntos

Criar um ponto focal no ambiente pode dar a sensação de que ele é menor. Se você curte uma decoração criativa, mas possui pouco espaço, que tal utilizar quadros e pôsteres menores e mais espalhados? Ou ainda criar um efeito de amplitude com uma parede com uma composição bacana de espelhos? Fica a dica!

  1. Acúmulo de móveis em um mesmo ambiente

Muitos móveis em uma sala ou quarto diminuem o espaço livre, e consequentemente, dão a sensação de que o ambiente é bem menor do que de fato é! Para ampliar o ambiente, vale apostar em prateleirasaltas, painel para a TV, e outros móveis com profundidade mais rasa.

  1. Sofás separados (de dois e três lugares, por exemplo)

Nesse caso, vale optar por uma peça grande (um de quatro lugares ou em formato L) do que ter dois sofás em um ambiente pequeno. Os sofás são peças grandes e portanto roubam muito espaço da sala.

Dicas para seu apartamento parecer maior

Agora que você já viu os 5 erros de decoração que deixam seu apartamento menor, veja ideias para ampliar visualmente os ambientes:

A utilização de espelho e a substituição da estante ou rack pela instalação da televisão diretamente na parede privilegiam espaços reduzidos.

Quadros menores e a parede com tijolinhos pintados de branco dão personalidade ao ambiente sem deixá-lo visualmente reduzido.

A verticalização do espaço com a utilização de prateleiras é uma saída inteligente para espaços pequenos.

+  Dicas para ampliar ambientes com espelhos

Curtiu as dicas? E por aí, o que você faz para seu apartamento ou casa parecer maior? Conte aqui pra gente!

Imagens: Casa Vogue, MyDomaine, Pinterest, Apartment Therapy, Viva Decora

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.