Home | Casa | Como utilizar tubos de PVC para organizar a casa

Como utilizar tubos de PVC para organizar a casa

Já pensou em como utilizar tubos de PVC para organizar a casa? A princípio, o material voltado para a parte hidráulica das construções pode causar algum estranhamento quando utilizado de outras formas. Mas dê uma segunda chance ao PVC! Além de ser um material de baixo custo, os canos são fáceis de achar e, com boas ideias, podem ser extremamente versáteis. Acompanhe todas as dicas que o ZAP em Casa compartilhou com o blog:

Como utilizar tubos de PVC para organizar a casa

como utilizar tubos de PVC para organizar a casa

Antes, os tubos de PVC eram figurinhas fáceis de corredores, garagens de edifícios e áreas de serviço. As peças ganharam espaço como componente decorativo na década de 50, quando surgiram apartamentos e lofts de antigas fábricas de Nova York. Hoje em dia, o material assume destaque em ambientes de personalidade.

Boas ideias

Os tubos de PVC podem servir como matéria-prima para diversos elementos. Cabides, porta-chapéu, jardineiras, luminárias, porta-lápis e elementos vazados e com a versatilidade de suas conexões podem até virar móveis, como centros, cadeiras e estantes, por exemplo.

como utilizar tubos de PVC para organizar a casa
Os tubos de PVC são boas opções para organizar brinquedos e o material escolar das crianças!

Quer criar um porta-lápis ou um porta-tintas criativo para a criançada? Que tal juntar vários tubos de espessura mais fina? Se a ideia é juntar canos mais largos, você pode usar como sapateira ou até mesmo uma adega para guardar suas bebidas que exigem armazenamento horizontal, como alguns vinhos.

como utilizar tubos de PVC para organizar a casa
Que tal criar uma sapateira descolada com tubos de PVC?

Para organizar e decorar

O PVC pode dar vida à nichos de uma estante ou virar separadores dentro da gaveta para organizar pequenos objetos como bijuterias e/ou lingeries. Os tubos podem também virar molduras! Já pensou em utilizá-los como vasinhos para flores? No banheiro, ele pode fazer a função de porta-papel higiênico. Porta-objetos na parede e até apoio de mesa de centro também estão entre as funções dos tubos.

E são muitas as vantagens de incluir os canos de PVC na decoração, primeiro pela durabilidade e segundo porque ele pode ser usado de diversas maneiras, dependendo do resultado desejado. Além de toda versatilidade, o material pode ser exposto ao sol sem prejudicar sua resistência e também pode ser facilmente pintado com esmalte sintético, após lixar um pouco. Dessa forma, a funcionalidade e a estética convivem de forma harmônica com a economia e a criatividade!

Já que dá para criar tanto e com tão pouco, aproveite para conferir o passo a passo da luminária pendente feita com tubos de PVC aqui e o revisteiro feito com o mesmo material. E confira também a seleção de produtos feitos com tubos de PVC para decorar sua casa aqui.

Viu quanta ideia bacana de como utilizar tubos de PVC para organizar a casa? Você já criou algum objeto com tubos de PVC? Conta pra gente aqui nos comentários!

Texto e imagens: ZAP em Casa

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.