Home | Casa | Decoração de sala pequena para você se inspirar

Decoração de sala pequena para você se inspirar

O espaço em casas e apartamentos está cada vez mais reduzido. Por causa disso, criar um espaço funcional que também seja aconchegante é um desafio em espaços menores, especialmente quando se tem uma sala pequena.

A sala de estar é o centro de uma casa, um ambiente que serve para receber visitas e relaxar com a família. Em casas e apartamentos pequenos, também é onde fica a televisão, então é preciso garantir que seja um lugar confortável para assistir TV.

Unir todas essas funções em uma só sala pequena é possível. Escolhendo os itens certos, sua sala pode ficar incrível e até parecer ser maior. A melhor parte é que dá para criar uma decoração de sala pequena simples e impactante para o tamanho disponível na sua casa.

Confira dicas infalíveis para transformar a sua sala pequena. 

Encontre decor criativa e #foradesérie no Elo7!

Decoração de sala pequena para você se inspirar

Como escolher móveis para sala pequena

Em uma sala pequena, os móveis devem ser selecionados com cuidado para não sobrecarregar o ambiente e ainda manter uma boa circulação no ambiente. Então, é preciso priorizar móveis que caibam no seu espaço e com um aspecto leve.

O sofá é o móvel mais volumoso da sala. Se for de cor clara, ajuda a trazer amplitude e leveza para o ambiente. Já um sofá colorido pode ser o ponto focal da sua decoração e mostrar a personalidade dos moradores. 

Independente da escolha, o indicado é que seja um sofá sem tanta profundidade. Para quem deseja muito conforto, é possível optar por um sofá retrátil para ter o espaço extra em momentos específicos, sem ocupar tanto espaço no dia a dia.

Imagens: Casa de Valentina e Design Decor

Outro grande móvel da sala é o rack. Para economizar espaço, ter um painel ou instalar a televisão diretamente na parede é um grande diferencial. Assim, o rack pode ser um móvel mais estreito apenas de apoio.

Para ter ainda mais espaço de chão disponível, um rack mais alto ou suspenso pode ser uma boa ideia. Desse modo, é possível utilizar o espaço para guardar puffs que podem servir de apoio para os pés ou de assentos extras.

Imagens: Gisele Taranto e Cafofo 208

Já para substituir a tradicional mesa de centro, uma boa ideia pode ser utilizar mesas laterais. As mesas servem como um apoio para o sofá, mas não ocupam tanto espaço quando uma mesa de centro, sendo uma ótima alternativa.

Imagens: Bru Ferreyra e Luis Gomes/Reprodução/Claudia

Objetos de decoração para sala pequena

Com os móveis da sala no lugar, chega a hora de definir a decoração que vai dar vida ao ambiente. Por ser uma sala pequena, é preciso pensar em uma decoração que ocupe as paredes, o que ajuda a ampliar os pontos de destaque na sala.

Sendo assim, quadros e peças de macramê podem ser objetos de decoração interessantes e que não ocupam espaço. Bandeiras também são uma alternativa para trazer peças artísticas e dar mais personalidade à sala.

Imagens: Kathleen Post e Fond Willow 

Para quem deseja expor objetos decorativos, as prateleiras são uma ótima solução. Além disso, também criam um espaço de armazenamento para livros ou servem como um espaço para plantas pendentes, trazendo um aspecto de selva urbana.

Imagem: Casa de Valentina

As próprias paredes também podem se tornar decoração. Uma pintura especial pode servir para setorizar a sala, algo essencial em ambientes integrados, e dar um ponto de cor. Com tinta, é possível criar murais que vão desde combinação de formas geométricas até desenhos elaborados.

Imagens: MIndy Schroor e Michelle Dain

Outro ponto importante na decoração de uma sala pequena é a cortina, um elemento essencial para trazer aconchego ao ambiente. O ideal é que a cortina ocupe a parede inteira e vá do chão ao teto, ajudando também a ampliar a espaço. Como objeto decorativo, a cortina pode ser de um tecido com uma textura especial para agregar ainda mais a sala.

Imagens: Meu Ape 23 e @meu_ape905

Decoração de sala pequena com espelho

Os espelhos são muito populares em ambientes pequenos, pois o reflexo faz com que o espaço pareça ser bem maior. Então, eles são excelentes aliados para salas pequenas. O único cuidado necessário é garantir que a sala não tenha um visual sobrecarregado, já que tudo será refletido.

O mais comum é investir em um espelho grande, que vá do chão ao teto. Sem recortes, esse tipo de espelho cria um reflexo contínuo, ampliando ainda mais o ambiente.

Imagens: Martins Valente Arquitetura e Nat Ingraci

Outra alternativa é o espelho bisotado, que possui o corte chanfrado nas extremidades, o que dá a aparência de uma moldura. Assim, pode ser feito um grande espelho ou uma composição com espelhos menores, o que pode ser o ideal para ambientes em que um espelho de parede inteira não entra.

Imagem: Monise Rosa Arquitetura

Para quem deseja o efeito dos espelhos, mas apenas em alguns pontos, a solução pode ser fazer uma composição de espelhos individuais. O visual fica ainda mais interessante se utilizados espelhos de tamanhos e formatos diferentes. 

Imagem: Casa de Valentina

Ainda mais discreta, existe também a possibilidade de aplicar espelhos em móveis. Desse modo, é possível ter o visual clássico do espelho, mas pontualmente na decoração, deixando as paredes livres para outros objetos de decoração.

Imagens: @gdagostim.arquitetura e Dalla Costa

Gostou das dicas? Uma sala pequena pode e deve ser decorada com criatividade para se tornar um ambiente aconchegante e prazeroso de estar e com essas dicas fica ainda mais fácil.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.