Home | Casa | Tendências de decoração para 2022

Tendências de decoração para 2022

Hora de conhecer as principais tendências de decoração para 2022!

Um novo ano traz novos significados para a vida e isso acaba sendo refletido no espaço físico. Existe o costume de fazer uma grandes limpezas e desapegar de itens que não fazem mais sentido, mas também pode surgir a vontade de adotar algumas das tendências de decoração para deixar o ambiente atualizado.

Para 2022, as tendências ainda refletem as mudanças no mundo causadas pela pandemia, com a necessidade de deixar o ambiente interno aconchegante e confortável para passar a maior parte do tempo. No entanto, também é possível perceber uma esperança em relação ao futuro e uma tentativa de trazer o exterior para dentro de casa.

Assim, as tendências para 2022 são focadas, principalmente, na natureza e na sustentabilidade. Foram deixadas de lado as referências industriais e urbanas para priorizar formas orgânicas e texturas para enriquecer o olhar.

Confira as tendências de decoração para 2022.

Tendências de decoração para 2022

Verde e natureza

O verde apareceu entre as apostas de várias empresas de tendências por ser uma cor que remete à natureza. Com mais tempo em casa, as pessoas passaram a sentir falta de estar ao ar livre e passaram a trazer o verde para o lar.

Desse modo, o verde continua em alta para móveis, paredes e objetos de decoração. Para os mais ousados, a cor pode ser aplicada em papéis de parede e murais com temáticas ligadas a plantas, tendo um visual ainda mais impactante e ligado à natureza.

Tendências de decoração para 2022
Tendências de decoração para 2022: folhagens em alta

Imagem: Murals Wallpaper

Plantas internas também continuam em alta, considerando que se tornaram um hobby durante o período de isolamento social. Além de ajudar a melhorar a qualidade do ar, as plantas também podem aumentar a concentração e reduzir os níveis de estresse.

O termo usado para ambientes que colocam plantas em destaque é Biophilic Design, uma tendência que ressalta o uso de plantas em casa para criar calma e conexão com a natureza. Em um mundo cada vez mais agitado, esse movimento tende a continuar crescendo nos próximos anos.

Imagens: Paulo Biacchi e Snug Shack

Sustentabilidade

Associada a essa busca por uma maior conexão com a natureza, a sustentabilidade continua sendo uma pauta frequente na decoração em 2022. A busca por materiais sustentáveis está entre as tendências do próximo ano e alimenta a procura por novos materiais tecnológicos que causam pouco impacto no meio ambiente.

Por outro lado, outra tendência é usar os materiais que já existem para criar itens de decoração e móveis novos. Fazer esse upcycling de coisas que seriam consideradas lixo é uma prática que está sendo adotada aos poucos por marcas, mas que também pode inspirar projetos de faça você mesmo.

Para quem não quer embarcar no DIY, uma atitude que também é tendência é garimpar móveis e peças antigas e misturar com itens novos e modernos na decoração. A valorização de itens vintage volta forte no próximo ano como uma forma de resgate e reuso de coisas que ficariam esquecidas.

Imagens: Casa de Valentina e The Socialite Family

Materiais naturais

Outra tendência alinhada à conexão com a natureza é a dos materiais naturais. Esse tipo de material já aparece como tendência a alguns anos e continua com força para o próximo ano.

A palha segue valorizada e pode ser encontrada em móveis, cadeiras e cestos. O bambu também continua em alta com as mais diversas aplicações, como cabeceiras e molduras. Já um material que ganha destaque em 2022 é a cortiça, que traz o seu tom característico para aquecer a decoração.

Imagem: Maitland House

No geral, os materiais naturais trazem um aspecto mais rústico ao ambiente interno. Sendo assim, é uma excelente opção para quem deseja decorar com texturas e trazer tons terrosos para dentro de casa.

Veja também: 

Fibras naturais na moda e na decor: confira ideias

Formas orgânicas e redondas

As linhas retas e figuras geométricas dão espaço para as formas orgânicas e redondas em 2022. Essa tendência apareceu no design a alguns anos e foi se expandindo até chegar na decoração.

As linhas curvas transmitem mais leveza, calma e conforto, três características buscadas para enfrentar esse período de estresse. Então, espere ver móveis com cantos arredondados, sofás com formatos diferentes e peças de decoração com formatos orgânicos.

Imagens: Wentz e Ward 5 Design

Cores neutras e quentes

Também para passar a sensação de calma e conforto, as cores neutras e quentes são a grande aposta para 2022. Esqueça o branco gelo e o cinza azulado e foque em tons mais agradáveis com o fundo amarelo ou marrom.

Imagens: Bobby Clark e Stashn Co

Ao lado do verde, os beges, marrons e outros tons terrosos vão dominar no próximo ano, justamente por serem tons neutros que fogem da frieza do branco. A temperatura mais quente da cor faz com que o ambiente seja mais aconchegante e transforme a casa em um lugar em que se deseja passar mais tempo.

Camadas de textura

Para balancear os tons mais acolhedores, as texturas vão servir como contraponto para trazer vida e cor à decoração. Nenhuma textura em particular se destaca, mas sim a mistura de texturas para dar mais profundidade aos ambientes.

Assim, texturas naturais, como couro, lã, madeira e metal, seguem valorizadas. Tecidos com texturas, como veludo e bouclé, também surgem para acrescentar ainda mais consistência à combinação.

Imagens: Elte e The Love Designed Life

Gostou das tendências de decoração para 2022? 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.