Home | Casa | Dicas para organizar a cozinha – parte II

Dicas para organizar a cozinha – parte II

dicas para organizar a cozinha

No post anterior, dei dicas para organizar a cozinha com base no que vejo nas casas em que faço organização e também contei um pouco do que funciona na minha casa.

Vamos continuar com mais dicas?

Separação por frequência de uso

  • Separe as louças, utensílios da cozinha, toalhas de mesa, copa, guardanapos e jogos americanos que são usados em ocasiões especiais (Natal, festa etc.) daqueles que são de uso frequente.
  • Nos locais de melhor nível de acesso você deve organizar tudo que tem maior frequência de uso, especialmente louças.
  • Evite pilhas altas com pratos, não empilhe copos, no caso das xícaras empilhe apenas os pires.
  • Plásticos: descarte potes que estão sem tampa, danificados ou simplesmente sem uso.
  • Potes plásticos quando tampados ficam com cheiro, coloque os maiores dentro dos menores sem as tampas para não ficarem presos e coloque as tampas empilhadas em porta-tampas ao lado ou embaixo da pilha. Se precisa ganhar espaço opte por modelos quadrados para aproveitar o espaço.
  • Panelas: os gavetões são uma ótima escolha para as panelas, facilitam a visualização e a limpeza, mas, neste espaço devem estar as panelas de maior frequência de uso. As grandes panelas de ferro ou woks, os rechauds, aparelhos de fondue, panelas de pressão, pipoqueiras etc que tomam muito espaço podem ficar em prateleiras mais altas ou outro espaço próximo à cozinha. Vale empilhar as menores em cima das maiores com a tampa virada para baixo. Siga a mesma regra para as frigideiras e fôrmas.
  • Utensílios de gaveta: evite sobrecarregar as gavetas da cozinha com os acessórios dos eletrodomésticos, coloque-os em saquinhos com fecho ziplock ou de TNT junto aos aparelhos ou dentro de uma caixa transparente devidamente identificada.
  • Se o espaço das gavetas não é suficiente para todos os utensílios, use organizadores de parede ou de portas.

Dica para as gavetas:

Não jogue tudo na gaveta sem separar os utensílios por tamanho e função (preparação, execução da refeição e se servir), por exemplo, separe conchas, espátulas e pegadores de salada de outras peças como abridores de lata, descascador de legumes, alho etc. Dica importante: Procure comprar divisórias ou usar bandejas e cestas para fazer esta categorização.

Dica para todos os utensílios:

A frequência de uso define o nível de acesso, mas procure também categorizar os nichos da cozinha pelo tipo de material do utensílio. Por exemplo, separe vidro, inox, porcelana, prata, plástico, madeira… Não deixe tudo misturado, facilita encontrar e guardar.

Eletrodomésticos: Aproveite o design bonito dos atuais eletrodomésticos e deixe os de uso diário na própria bancada da cozinha. Um dos desafios é a altura de alguns modelos como as batedeiras, liquidificadores, centrífugas, máquinas de pão etc. As prateleiras aramadas são uma boa opção para organizá-los, já que é possível ajustar a altura com mais facilidade.

Gostou das dicas? Conte pra gente nos comentários o que funciona na organização de sua cozinha. Ah, e  aproveite para ver a seleção de produtos para ajudar a organizar sua cozinha aqui!

Imagem: Apartment Therapy

Personal Organizer, palestrante e sócia proprietária da Benfatto Organiza, empresa especializada em consultoria e organização de residências, cursos para Personal Organizer e treinamento de empregadas domésticas. Acha que organização é pra tornar a vida mais leve e trazer bem-estar, mas, sem exageros.

Veja mais posts deste autor.