Home | Casa | Entrevista com Maddu Magalhães, a embaixadora do Natal Elo7

Entrevista com Maddu Magalhães, a embaixadora do Natal Elo7

E hoje é dia de entrevista com Maddu Magalhães, a embaixadora do Natal Elo7! Artista, criativa e autodidata, Maddu descobriu nas redes sociais uma maneira didática de ensinar as pessoas a mais que “fazer com suas próprias mãos”, desfazer seus limites mentais. Bora passar aquele café da tarde com bolinho e conhecer um pouco mais essa mulher incrível?

Imagem: acervo Maddu Magalhães

Entrevista com Maddu Magalhães

Elo7: Como começou sua relação com trabalhos manuais e DIY? Quais seus maiores desafios?

Madu: “Desde pequena eu já gostava bastante, estudava em uma escola Waldorf, que já estimulava bastante os trabalhos manuais. Mas a sensação que eu tinha é que na minha cabeça eu tinha ideias criativas mas quando eu ia executar, é como se a coordenação motora não acompanhasse o que tinha na minha cabeça. Então no início era um pouco frustrante porque como qualquer coisa que você vai fazer, demanda treino pra você ficar bom, né? Então a minha relação com os trabalhos manuais começou muito a partir de querer presentear pessoas, amigos, com coisas muito especiais e específicas para cada um e aos poucos eu fui ficando boa nisso.

Os meus primeiros projetos não ficaram tão bons, foi com o tempo e muita prática que eu fui melhorando, melhorando a coordenação motora, conseguindo fazer as coisas com acabamento melhor… Os meus maiores desafios eram desenvolver essa habilidade manual de acordo com o que eu tinha vontade de fazer, a persistência… Igual a um pianista que começa a fazer as escalas musicais e vai pegando habilidade e se desenvolvendo. Então foi na persistência e no fazer que eu fui cada vez mais ficando habilidosa e aí ao longo desses 10 anos, hoje eu consigo fazer coisas legais. Mas eu sempre digo isso, o maior desafio é você conseguir desenvolver essa habilidade de persistência se você tem vontade de fazer os trabalhos manuais porque quanto mais você faz, melhor você fica.” 

Imagem: acervo Maddu Magalhães

Elo7: Qual a sua parte favorita quando vai começar um projeto novo?

Madu: “Minha parte favorita é conseguir dar vida a algo que está na minha cabeça, algo totalmente exclusivo e personalizado, feito pelas minhas próprias mãos. Você consegue chegar em um resultado muito específico e do jeito que você quer se você vai lá e faz.”

Veja aqui a coleção de achados da Maddu no Elo7!

Elo7: Tem alguma característica que você costuma buscar nos produtos que compra prontos? O que você mais valoriza quando compra algo pra sua casa ou procura um presente para alguém?

Madu: “Sempre procuro autenticidade e acabamento. É muito importante que o produto, principalmente quando é feito a mão, carregue um significado, sabe? Quando vou escolher um presente pra alguém também espero que tenha alguma coisa muito singular e especial para aquela pessoa, que ela olhe pra aquele objeto e veja um pouquinho de si ali. Então pra mim foi muito incrível saber que no Elo7 eu consigo colocar esses toques finais nos produtos que escolho.”

Imagem: acervo Maddu Magalhães

Elo7: Conta pra gente o que mais te surpreendeu fazendo a curadoria de produtos dentro do Elo7 e também conversando com os artesãos e vendedores que você conheceu.

Madu: “O que mais me surpreendeu foi conhecer essas pessoas de perto e ver o sonho delas, ver o quanto o trabalho manual gera renda e transforma a vida dessas pessoas. Foi muito surpreendente encontrar esses artesãos pessoalmente, eu já tinha visto trabalhos incríveis durante a minha curadoria de produtos no Elo7 e mesmo antes de começar essa parceria, coisas muito lindas e extremamente bem acabadas e sair desse online e poder ir pro pessoal e ver como esse trabalho transforma a vida dessas pessoas e como elas conseguiram criar negócios e empresas a partir desse trabalho manual e como isso as toca de verdade e isso acaba passando pra gente através dos produtos. Me surpreendeu muito a a qualidade e a criatividade desses profissionais e artesãos e tudo que eu encontrei lá e as pessoas por trás disso tudo. Foi incrível participar desse processo.”

O Natal da Maddu tem curadoria #foradesérie! Conheça a campanha 

Elo7: Qual dica você daria para quem não sabe por onde começar a fazer transformações na própria casa e redecorar? 

Madu: “Minha dica seria começar por alguma coisa pequena. Então se você quer transformar um ambiente, por exemplo, não começa fazendo tudo de uma vez. Se vai transformar o seu quarto, foca em um pequeno projeto, por exemplo, uma mesa de cabeceira, um objeto pra parede, porque conforme você faz uma primeira coisa, se dedica e vê aquilo ficando lindo e transformando o seu ambiente aos poucos, mais você vai se enchendo de vontade de colocar a mão na massa.

Imagem: acervo Maddu Magalhães

Outra coisa que eu diria é, não pira em fazer esse projeto todo de uma vez. Um dia você vai lixar, outro dia você vai pintar. Faz aos poucos para que não fique pesado, sabe? No seu momento de tempo livre, usa isso como uma terapia. Coloca uma música gostosa, que faça sentido pra você, usa esse momento como um processo terapêutico. É muito lindo quando a gente vê aquela primeira peça transformada em um processo gostoso, aquela energia vai pra aquele objeto e ele inserido no ambiente começa a te transformar por dentro. Quando o primeiro processo fica pronto, você logo tem vontade de começar o próximo.

Imagem: acervo Maddu Magalhães

Quando você vai fazendo as coisas aos poucos, de pouquinho em pouquinho, depois de um tempo seu ambiente tá todo transformado. Então minha dica é essa, foca em pequenos projetos, que você não tenha pressa pra terminar, e transforma isso em um projeto terapêutico pra você mesmo, em um tempo de estar com você. As coisas ficam muito lindas quando a gente tem essa paciência de ir fazendo aos poucos, sem pressa e focando em uma coisinha de cada vez. 

Elo7: E se a pessoa pegar gosto pelo DIY, como começar o seu próprio negócio como artista?

Pra começar um negócio, é uma segunda etapa, a primeira coisa é você se apaixonar pelo que você faz porque quando você vai se desenvolvendo e vai pegando essa habilidade, consegue fazer os produtos com melhor acabamento etc. Você torna possível que isso venha a ser um negócio. Eu, por exemplo, no início foquei em fazer coisas pra amigos, antes de pensar e vender pra consumidores finais, comecei fazendo pequenos projetos e de repente esse amigo vira uma encomenda, você começa a cobrar por uma coisa ou outra… Então foca em primeiro se desenvolver e dar bom acabamento a sua peça.

Pra fazer uma loja, acho que a gente precisa primeiro chegar nessa grande habilidade, estar orgulhoso dos seus produtos e conseguir fazer produtos de qualidade e depois, quando você estiver satisfeito com a entrega que você está fazendo, você pode abrir uma loja no Elo7 e começar a vender isso pra um público maior. Começa com pequenas encomendas e aos poucos isso vai se transformando no seu negócio.”

Veja também:

Gostou de conhecer um pouco mais dessa criativa que tem tudo a ver com a gente? Além da entrevista com Maddu Magalhães, fique de olho também no nosso Instagram pra conferir a campanha de Natal que ela é embaixadora!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.