Home | Casa | Lavanderia organizada: dicas para deixar tudo nos trinques!

Lavanderia organizada: dicas para deixar tudo nos trinques!

Lavanderia é aquele canto da casa que geralmente não damos muita moral, afinal, passa-se pouco tempo por lá, além de ser um espaço geralmente pequeno. Mas por que não deixar o canto em ordem, com cada coisa em seu lugar? E aproveitar para criar uma rotina de tarefas para as coisas que geralmente fazemos por lá? Hoje é dia de dar boas dicas sobre lavanderia, vem com a gente!

lavanderia
Imagem

Encontre no Elo7 organizadores para deixar tudo no lugar!

Lavanderia organizada: dicas para deixar tudo nos trinques!

Como organizar a lavanderia

Nada mais chato do que ficar procurando algo e não encontrar. E isso vale para tudo, até mesmo para os produtos de limpeza. Então, que tal organizar esses produtos de forma setorizada? Cestinhas podem ser ótimas aliadas para organizar os produtos por rotina de limpeza: em um cesto, sabão líquido, em pó, amaciante e alvejante; em outro, desinfetante e aquele produto para limpeza pesada da casa; em outro cesto limpa gordura, detergente e demais produtos necessários para deixar a cozinha em ordem e por aí vai.

Imagem
Imagem
Imagem

Outra dica de ouro é pendurar tudo o que for possível. Além de deixar o chão livre, pendurar vassouras por exemplo, contribuem para a vida útil da peça. Invista naqueles penduradores múltiplos de vassouras e rodos. Vale também adquirir porta-saquinhos (o famoso puxa-saco) e se o espaço permitir, adquira prateleiras para organizar os itens de limpeza em lugar mais alto (caso não possua armários para essa finalidade). Ganchos também ajudam muito, é sempre bom tê-los!

Imagem

Cestos e mais cestos

Um item essencial numa lavanderia é o cesto. Seja para guardar os produtos de limpeza como citamos acima ou para armazenar as roupas, vale sempre tê-los de vários tamanhos! As roupas devem sempre ser separadas por limpas e sujas em cestos para cada finalidade dessas. Boa saída também são os cestos vai-e-vem – vão do banheiro para a lavanderia e da lavanderia para a área de passar ou guarda-roupas.

Imagem
Imagem

E por falar em roupas…

Se o espaço for pequeno, vale utilizar um cabideiro na lavanderia. A peça é prática, ocupa pouco espaço e secará as roupas com eficiência, deixando-as com menos marcas e mais fáceis de passar, já que secarão em cabide. Outro bom item são os mini varais para peças íntimas – ocupam também pouco espaço e possuem bastante prendedores, ótimo para lingeries e meias. Para deixar tudo mais organizado, opte por varais de teto ou se o espaço permitir experimente os varais retráteis, que são sinônimo de quintal livre de fios quando estes não são necessários! Os prendedores de roupas podem ser guardados adivinhe onde? Em um cestinho para essa finalidade! Parece que não há lugar em que mais utilizamos cestos na casa, não é mesmo?

Imagem

Dicas finais

Não se esqueça de deixar os produtos de limpeza bem longe do alcance das crianças e dos animais. Melhor prevenir do que remediar!

Faça mensalmente uma limpeza em sua máquina de lavar. Para isso, programe-a na lavagem rápida e despeje 1 litro de água sanitária ou vinagre e deixe-a trabalhar sem nada dentro, somente o produto e água. Isso prolongará a vida útil de sua lavadora, pois eliminará resíduos de sabão e amaciante.

E se você quer deixar sua área de serviço ainda mais bonita e organizada, confira essa lista de produtos criativos para ela!

Encontre aqui muitas ideias para organizar a casa inteira!

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.