Home | Casa | O método de organização de Marie Kondo

O método de organização de Marie Kondo

Você já conhece o método de organização de Marie Kondo? A japonesa é um verdadeiro fenômeno no mundo todo. A personal organizer é autora do livro “A Mágica da Arrumação”, que teve seu lançamento no Brasil em 2015. O sucesso é tamanho – e as dicas tão valiosas -, que listamos aqui os principais ensinamentos da guru da organização. Confira!

o método de organização de marie kondo a mágica da organização
Marie Kondo – Imagem de divulgação

Encontre no Elo7 organizadores para facilitar seu dia a dia!

  1. O método de organização de Marie Kondo: é preciso arrumar tudo de uma só vez

Aquela história de organizar aos poucos, cômodo por cômodo não funciona no método KonMari. Marie acredita que é preciso colocar tudo ali, na sua frente para você (se chocar e) conseguir se organizar. Assim, dá para se ter uma real noção de tudo que se tem para fazer um destralhamento eficiente.

2. Guarde só o que te faz feliz

Outro ponto alto do método de Kondo é guardar apenas o que trouxer felicidade. É abraçar cada peça, cada objeto e refletir se aquilo te traz alegria. Se a resposta for negativa, não hesite, passe para frente, doe, jogue fora, recicle… Coisa parada e que não traz felicidade é energia também parada!

Marie Kondo – imagem de divulgação

3. Para organizar, siga uma ordem

O método KonMari sugere uma sequência para organização. Comece pelas suas roupas, em seguida vá para os livros, papeladas, itens diversos e deixe por último os itens de valor sentimental. Esses itens devem sempre ficar por último, porque provavelmente são os que darão mais trabalho para praticar o desapego. Se você começar por eles, pode se frustrar ou desistir de continuar a organização. Vale desapegar até de fotos antigas(!).

Imagem: Harmonia e Terapia
4. Dobre, dobre e dobre suas roupas!

Marie gosta mesmo é das roupas dobradinhas (e não empilhadas, ok?), exceto peças que realmente pedem cabides, como vestidos ou casacos. Segundo a personal organizer, as peças ocupam menos espaço dessa forma. No vídeo abaixo ela ensina a dobrar uma peça de roupa de modo que ela fique em pé. Acredite, não é tão difícil quanto parece!

https://www.youtube.com/watch?v=Lpc5_1896ro

5. A arte de organizar no silêncio

Marie acredita que é necessário concentração para organizar de forma eficiente. Então, nada de fazer isso assistindo tevê ou ouvindo música. O silêncio grita por aí? Se não resistir, opte por uma música instrumental em volume baixinho.

6. Faça da organização um hábito diário

Nada de organizar de vez em quando. Crie o hábito de dar uma olhada em sua bolsa diariamente, tirar tudo que não precisa ser carregado. Não fique refém da energia da desordem! Marie acredita no poder libertador da organização diária. Segundo a própria, “a vida começa depois que a casa está em ordem”!

Imagem: Sugarplum

O método de organização de Marie Kondo é a favor do reaproveitamento de caixas (tipo as de sapato mesmo!) para ajudar na organização. Está precisando por aí de organizadores para bijuterias, para sua cozinha, para seu carro ou atelier? Aqui tem bastante opção de organizadores para ajudar nessa tarefa!

Veja também:

Gostou do método de organização de Marie Kondo? Já aplicou em sua vida? Tem algum outro método ou técnica de organização que funciona bem por aí? Conta pra gente aqui nos comentários! ;)

 

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.