Home | Casa | Organizar arquivos digitais, veja dicas

Organizar arquivos digitais, veja dicas

Nem sempre é fácil manter armários e gavetas em ordem, imagine então os arquivos no computador, celular ou tablet! Mais fáceis de desorganizar e acumular coisas desnecessárias, há momentos em que é necessário organizar arquivos digitais, sejam fotos, documentos ou vídeos.

Aproveite ao máximo as dicas e deixe seus arquivos bem organizados!

organizar arquivos digitais

+ Veja dicas para organizar fotos digitais ou impressas

+ Organização da lista de supermercado e compras, confira

Como organizar arquivos digitais

O primeiro passo é organizar tudo em pastas. Para facilitar a vida, crie poucas pastas-mãe e, dentro delas, subpastas, caso seja necessário.

Algumas sugestões para organizar arquivos digitais em pastas: crie uma para assuntos pessoais, outra para contas e finanças em geral, outra para assuntos profissionais, uma de imagens, uma de música e outra de vídeos.

Facilita muito a organização já salvar os arquivos com nomes corretos. Nada de xxxx.doc! De preferência, salve o arquivo com o nome e data, caso seja necessário (salvar por data é superválido quando os arquivos são parecidos, como relatórios ou documentos).

Outro jeito que facilita a vida na hora de procurar seus arquivos é salvá-los por tipo de projeto. É uma pesquisa para o trabalho de faculdade? Determine uma pasta e salve tudo dentro dela. O mesmo vale para os projetos pessoais ou do trabalho.

organizar-arquivos-digitais

Evite arquivar documentos e imagens duplicadas ou que não serão utilizadas. Poupe seu HD, seus olhos, seu tempo.

Procure fazer backups periódicos. Salvar os arquivos em nuvem é uma ótima saída para poder acessá-los de qualquer lugar. No post de organização de fotos digitais, há boas dicas de armazenamento em nuvem gratuitos, confira aqui.

Faça uma boa limpeza nas pastas temporárias ou de downloads.Exclua o que não for necessário guardar e renomeie os arquivos que devem ir para suas pastas.

Evite salvar arquivos na área de trabalho. Isso cria uma poluição visual e fica tudo meio perdido por lá.

Tem uma boa dica para organizar arquivos digitais que deixamos de mencionar? Comente aqui no post!

+ Encontre arquivos digitais no Elo7

+ Artigos de papelaria criativos e feitos à mão

Imagem: Pinterest

 

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.