Home | Casa | Tendências | Tendências para 2019: artesanato, cores e materiais

Tendências para 2019: artesanato, cores e materiais

Você já sabe quais serão as tendências para 2019? Neste post separamos um compilado de tendências de vários temas como artesanato, cores e materiais para você incrementar em suas produções, vem ver!

Tendências para 2019 no artesanato

Macramê

Esta técnica de tecer fios sem auxilio de qualquer ferramenta ou maquinaria, formam nós em sentidos geométricos. Ela já conquistou o coração de muitas pessoas em 2018 e promete se manter forte em 2019.

Tendências para 2019 macramê
Painel Macramê, loja Tarmig Atelier

Bordado

Seja na decoração, na moda, em festas e até em artigos de papelaria a técnica pode ser encontrada! Os patches também continuam em alta, e o que diferencia os dois estilos são os tipos de desenhos. Enquanto o bordado busca inspirações mais clássicas, os patches vêm com temas divertidos e permitem a combinação de diferentes estilos em uma única peça.

Tendências para 2019 bordado
bordado Casa e Plantas, loja Alma de flores

Lettering

A escrita à mão de forma artística está com tudo na decoração, festas e mundo fashion! Escrever com estilos de caligrafia diferentes e com técnica apurada voltou a fazer parte do dia a dia de quem adora design e criação. Para quem gosta de um estilo mais despojado, dá para fazer de tudo com giz, desde escrever placas caprichadas até colorir concreto.

Tendências para 2019 lettering
Placa decorativa pocket – “Amor”, loja Casa-Me!

Cerâmica

A cerâmica ganhou influências do design e está de cara nova! A arte se atualizou e hoje tem exemplos que passam bem longe do vasinho. É possível encontrar esculturas, jóias, acessórios de cozinha, itens de casamento e muito mais!

Tendências para 2019 cerâmica
Mini vaso raposa, loja Cumbuca Chic

Cor do ano e outras tendências para 2019

Living Coral é a cor de 2019

A cor do ano é sempre algo muito aguardado. E há cerca de um mês o Instituto Pantone divulgou: Living Coral é a cor de 2019.

Tendências para 2019 living coral

Ele é definido de acordo com muitas pesquisas de comportamento e tendência, deve inspirar muitos lançamentos e novidades. Fizemos um post com muitas ideias e dicas para você se inspirar, confira aqui!

Amarelo Mostarda é o novo preto

Esse tom começou a ter uma presença grande no ano de 2018 e promete ficar em 2019. Essa cor ficou famosa por transmitir descontração, otimismo e alegria através de seu tom neutro e terroso.

Tendências para 2019 amarelo mostarda
Sapatilha Mostarda, loja Bina Baby

2019 será o ano do Lilás

A cor rosa millennial fez muito sucesso em 2018, assim como diversos outros tons de cores pastel. A cor que é aposta nesse ano para a moda e na decor é a lilás. Uma das vantagens dessa cor é que ela é neutra e combina tanto com o verão quanto com o inverno.

Tendências para 2019 lilás
Planner de mesa (semanal) Pantone Lilás, loja Paper Lace

Materiais que estarão em alta

Ecologicamente correto

A abordagem eco-friendly é uma das grandes tendências para os mais variados setores, desde de casamentos com a preocupação em redução de lixo gerado, quanto à moda com a utilização de materiais naturais e orgânicos. Peças artesanais criadas a partir de matéria-prima reciclada ou reutilizada, redução de embalagem nos produtos são exemplos da preocupação com o meio ambiente e ganharão cada vez mais adeptos. Materiais como fios de malha, pedaços de madeira, embalagem Tetra Pak, latinhas, potes de vidro e outros materiais serão muito procurados.

Tendências para 2019 ecologicamente correto
carteira de mão de fio de malha, loja Lu Rodrigues

Materiais de scrapbooking

Apesar desta técnica estar um pouco sumida nos últimos anos, a cada dia ela vêm ganhando mais força, puxada pela tendência dos planners e bullet journals. Materiais como papel de scrapbook, cortadores e apliques, além de serem usados na criação de álbuns de fotos, também são utilizados para decorar páginas de bíblias, criar cartões, decorar agendas, trabalhos de cartonagem, etc.

Tendências para 2019 scrapbook
album scrapbook, loja Feito à Mão Scrapbook

Mais tendências no artesanato para 2018:

  • Papelaria personalizada como bullet journal e planners para organização de diversas categorias como: planner da noiva, planner para artesão, planner pessoal, etc.
  • Itens místicos como pedras preciosas, orgonites e japamalas

Curtiu conhecer as tendências para 2019? Viu por aí outra tendência que promete bombar e que não listamos aqui? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.