O DIY a seguir é para quem ama encadernação artesanal: o caderno argolado passo a passo é lindo e permite a troca do refil interno por folhas novinhas. Vale a pena aprender a fazê-lo para presentear ou até para ganhar uma renda extra. Confira o passo a passo feito pela criativa Beatriz Figueiredo, da loja Cápsula.
+ Quer encontrar cadernos artesanais criativos? O Elo7 é o lugar certo!
+ Encadernação manual e suas possibilidades: descubra
Caderno argolado passo a passo: materiais necessários
- tecido de algodão estampado
- papel canson liso 120g
- cola branca extra forte
- folha de fichário
- papel paraná ou holler
- alicate furador
- régua
- tesoura
- argolas articuladas
- folhas de sulfite
- 2 folhas de papel color plus 180g
- rolinho
- pincel
- régua fio de cabelo
- elástico
- fita crepe
Faça você mesmo!
Para começar, lamine o tecido que será utilizado. Para fazer isso, passe cola branca em um papel canson, cartolina ou algum outro papel e cole no tecido, esticando-o bem. Deixe secar.
Para fazer as capas frente e verso do seu caderno argolado, passe cola branca extra forte no papel paraná, espalhe com um rolinho. Cole o tecido já laminado. Use a régua fio de cabelo para marcar e cortar os cantos do tecido para dar um acabamento bem feito.
Passe também cola na parte interna das capas e cole as dobras de tecido. Sobre essa parte, para dar um acabamento interno , cole um papel cartão ou uma folha mais grossa.
Marque dois furos na capa de trás. Esses serão os furos para passar opcionalmente um elástico para fechar o caderno. Passe fita crepe sobre as pontas do elástico.
Feita a cobertura com tecido nas duas capas, passe com o rolinho cola branca na parte interna e cole uma folha de papel color plus em cada capa.
Pegue uma folha de fichário para usar como base para as marcações. Marque a capa, as folhas de sulfite e faça os furos utilizando o alicate furador.
Para montar o caderno é simples: perfure as folhas de sulfite usando também a folha de fichário como gabarito. Abra as argolas, encaixe a capa de trás, o miolo do caderno e a capa da frente. E prontinho! Seu caderno argolado 100% feito à mão já pode ser usado para fazer anotações, presentear ou o que mais preferir!
Você também pode fazer o caderno em tamanhos menores, é só seguir o mesmo procedimento e usar outro gabarito para perfuração.
+ Compre seu caderno argolado sem sair de casa ♥
Gostou do caderno argolado passo a passo? Veja outras ideias que já fizemos por aqui:
+ Luminária cacto: faça você mesmo gastando pouco
+ Como encapar caderno com tecido
A redação do Blog do Elo7 agradece a participação da Bia na confecção desse PAP. E se fizer o caderno argolado, marque a gente nas suas redes sociais para conferirmos o resultado!