Com a autorização da Organização Mundial da Saúde para o uso de máscaras em tecido, a procura por tutoriais subiu, afinal, as máscaras cirúrgicas e a N95 estão em falta (e é melhor deixá-las para os profissionais da saúde!). Então, vamos ver duas versões desse passo a passo de máscara de tecido? Uma delas foi feita pelo Ateliê Ponto Criativo e é feita com máquina de costura. A outra versão, feita pela nossa equipe, foi costurada à mão. Ambas são eficazes e fáceis de fazer em casa. Confira!
(Atualizado em 09/06/20) A OMS divulgou novas orientações para a fabricação da máscara de tecido para proteção contra a Covid-19:
- As máscaras devem ter, idealmente, no mínimo três camadas de tecido;
- A camada exterior deve ser feita de um material resistente à água, como o polipropileno, poliéster ou uma mistura deles;
- A camada do meio deve agir como um filtro e pode ser feita de um material sintético, como o polipropileno, ou de uma camada extra de algodão;
- A camada interior deve ser feita de um material que absorva a água, como o algodão.
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara de tecido precisa seguir algumas especificações, que são simples.
- O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais;
- É importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o tecido estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.
Como fazer máscara de tecido (versão com máquina de costura)
Materiais necessários
- Tecido de algodão
- 2 pedaços de elástico de 5mm com 13,5cm de comprimento cada pedaço
- Molde (clique para visualizar)
Passo a passo
Como fazer máscara de tecido (versão sem máquina de costura)
Materiais necessários
- Tecido de algodão
- 2 pedaços de elástico de 5mm com 13,5cm de comprimento cada pedaço
- Régua
- Caneta ou giz
- Molde (clique para visualizar)
- Se não tiver como imprimir molde, você pode reproduzir a grade manualmente, como explicaremos mais abaixo.
Passo a passo
Para criar a grade manualmente, você pode riscar com régua comum um quadriculado num papel A4 e marcar neste papel as medidas indicanas pela Eliana Zerbinatti neste vídeo aqui.
Para unir as duas partes da face da máscara, costure primeiro a parte arredondada
Recomendações para uso e higienização da máscara de tecido
- A máscara NÃO PODE SER COMPARTILHADA em hipótese alguma. Cada membro da família deve usar a sua máscara.
- Faça sempre na versão dupla face. A dupla camada de tecido garante mais proteção.
- A máscara pode ser usada por até duas horas. Depois desse tempo, é necessário trocar por outra.
- Se você não tiver tecido novo para fazer, pode reutilizar tecidos de camisetas, por exemplo, desde que sejam de algodão.
- A máscara deve ser usada sempre que você precisar sair de casa. A orientação é no sentido de que a pessoa saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.
- A máscara pode ser lavada com solução de água e água sanitária ou água e sabão e ser deixada de molho por cerca de 10 minutos. Passe a ferro antes de usar novamente.
- Você pode compartilhar com seus clientes essas dicas sobre os cuidados que eles devem ter com a máscara de tecido:
Gostou desse post? Compartilhe-o com mais pessoas para que todos se protejam e, principalmente, para que deixem as máscaras cirúrgicas para os profissionais da saúde. E se possível, #ficaemcasa!
Encontre máscaras de tecido aqui e receba sem sair de casa!
Veja também:
24 dicas de atividades para fazer com as crianças no período de quarentena
7 dicas para aprender uma nova técnica artesanal
Home office com filhos: veja dicas para fazer dar certo!
*E nosso agradecimento pra lá de especial para a Camila do Ateliê Ponto Criativo por compartilhar com a gente o passo a passo e também à Aimée Jacinto, da nossa equipe interna pelas imagens da máscara costurada à mão!