Home | Faça você mesmo | Pote da calma montessoriano: como fazer

Pote da calma montessoriano: como fazer

Já ouviu falar em pote da calma? O calming jar (em inglês) é utilizado para acalmar crianças depois de situações estressantes, como brigas e choros. O efeito terapêutico está relacionado com o movimento do glitter dentro do pote – dessa forma as atenções da criança voltam-se para o frasco e todo o resto é deixado para segundo plano. O pote da calma também ajuda na concentração dos pequenos e pode ser um aliado nos momentos em que as crianças querem se expressar, conversar sobre seus sentimentos, conquistas ou frustrações.

pote da calma 8

A confecção do calming jar é supersimples e pode ser feito com diversos materiais e cores. Use a imaginação! Veja o passo a passo de uma das opções do pote da calma montessoriano.

Você vai precisar de:

  • 1 pote plástico transparente com tampa (pode ser também uma garrafinha PET pequena, só evite vidro – já que será manipulado por crianças)
  • 2 colheres de sopa de cola com glitter
  • 2 colheres de sopa de glitter colorido
  • 2 gotas de corante alimentício
  • Água quente
  • Cola instantânea para vedar o pote

Preparo 

No recipiente plástico transparente, coloque a cola com glitter (da cor de sua preferência).

pote da calma 2

Coloque um pouquinho de água quente.

pote da calma 3

Feche bem o pote e agite-o a fim de diluir a cola na água. Atenção: não utilize água fervente para evitar danos ao pote de plástico.

pote da calma 4

Assim que a cola diluir na água, coloque o glitter colorido…

pote da calma 5

… As gotinhas de corante alimentício e complete com mais água.

pote da calma 6

Não deixe o pote completamente cheio de água para que tenha espaço para agitação do frasco.

pote da calma 7

Prontinho! Assim que estiver bem fechado (a tampa pode ser vedada com cola permanente antes de rosquear) e completamente frio, o pote da calma estará pronto para ser entregue ao seu filho.

pote da calma 11

Outras opções para incluir no pote da calma são bolinhas coloridas, miçangas, glitter em formato de estrelinhas, mini flores etc. Lembre-se de sempre supervisionar o pequeno ao brincar com o pote!

Já testou por aí o calming jar? Conte para nós o que as crianças acharam da experiência!

Aproveite para conferir a seleção de achados inspirados no método de Maria Montessori aqui.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.