Home | Faça você mesmo | Como fazer um porta-recados com cortiça

Como fazer um porta-recados com cortiça

O faça você mesmo de hoje vem por meio da rede colaborativa! A Dani Ramos, do blog Dona Engenhosa compartilhou com o Blog do Elo7 como fazer um porta-recados com cortiça. Vamos criar por aí também?

Como fazer um porta-recados com cortiça, confira!

Faça você mesmo esse porta-recados com cortiça para organizar todos os bilhetinhos. A ideia desse projeto é transformar um porta retrato e um pedaço de cortiça em uma peça para deixar todos os recadinhos organizados e que pode ser usado na escrivaninha, na cozinha ou mesmo na mesa do telefone. O projeto é fácil de fazer e não demora muito tempo para ficar pronto. Veja, a seguir, a lista de materiais e todo o passo a passo.

Como fazer um porta-recados com cortiça

Você irá precisar de:

  • um porta-retratos da sua preferência e no tamanho que desejar;
  • um pedaço de cortiça;
  • régua, caneta e tesoura;
  • cola quente;
  • tinta relevo na cor que preferir;
  • pedaço de papel para fazer o molde do coração e um alfinete de quadro de recados.

+ Encontre porta-recados criativos e feitos à mão 

+ Veja a categoria de materiais artesanais para suas criações aqui

Faça você mesmo!

A Dani escolheu esse porta-retratos de MDF (que você encontra no Elo7 ou em lojas de materiais para artesanato), mas dá para usar qualquer outro modelo de porta-retratos que você tiver em casa. Outro detalhe é procurar por modelos que tenha como tirar ou não tenha aquele vidro ou plástico que protege a foto.

portarecado04

Em seguida, é necessário medir o tamanho da parte da foto e marcar na cortiça para recortá-la. No caso desse porta-retratos a medida era de 15 x 10 cm e a Dani riscou um centímetro a menos e, então, recortou.

portarecado05

portarecado06

Com a cortiça já recortada cole no porta-retratos, para isso, passe a cola quente ao redor da cortiça e fixe, segure por alguns segundos até a cola quente secar.

portarecado07

Faça à mão livre um coração com o pedaço de papel e fixe na parte debaixo da cortiça com o alfinete. Com a tinta relevo faça o contorno desse desenho, como nas imagens:

portarecado08

portarecado09

Deixe a tinta relevo secar por duas horas e retire o molde. Se quiser, dá para escolher algum outro desenho ou mesmo fazer formas geométricas para fazer esse acabamento.

portarecado11

portarecado03

Prontinho! Agora que você já sabe como fazer um porta-recados com cortiça, uma última dica é que dá para optar em usar um porta-retratos para deixar sobre a mesa ou escolher um modelo que dê para fixar na parede. Agora é só colocar no espaço escolhido para anexar os recadinhos e não perder nenhum bilhete.

+ Inscreva seu conteúdo autoral na rede colaborativa do blog, veja como

+ Faça você mesmo outro modelo de porta-recados com cortiça e spray, veja como

*A Dani Ramos é formada em Letras pela UNIP e criadora de conteúdo criativo por paixão. Há dois anos ela criou o Dona Engenhosa, blog voltado para decoração e projetos no estilo “faça você mesmo”. Desde então o artesanato passou a fazer parte do seu dia a dia. Ela ama garimpar ideias e descobrir novas técnicas de artesanato, além de ser apaixonada por seriados e louca por livros :)

Gostou do post da Dani? Escreva você também para o Rede Colaborativa. Mande o seu conteúdo para o Blog do Elo7 aqui!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.