Home | Faça você mesmo | Decoração | É pop: biscuit ou porcelana fria

É pop: biscuit ou porcelana fria

Hoje a receita da massa do biscuit ou porcelana fria não é segredo para ninguém, por mais que cada artesão tenha seu segredinho para melhor modelagem… Mas antigamente, na Itália, onde a técnica nasceu, foram muitas as experiências até que a “pasta di sale” começasse a ser usada para decoração das mesas. Essa parente do biscuit é composta por farinha e foi desenvolvida para tornar o custo da porcelana fria mais em conta para os artistas da época.

Por quê porcelana fria? O biscuit é a única massa de modelar que não requer ir ao forno em altas temperaturas para manter sua forma no dia seguinte. Antes dele a modelagem com porcelana faiança ou argila necessitavam de mais etapas em seu processo de criação. Como a receita do biscuit leva água, maisena, cola, limão ou vinagre e vaselina, a composição fica bastante maleável, pode ser colorida e dura dias em embalagens plásticas se conservada na geladeira. A partir destes materiais, os especialistas na técnica não têm limites para a criatividade!

Em festas temáticas infantis, o biscuit já tem seu lugar mais que garantido. Vira topo do bolo em forma de personagem, caricatura do aniversariante e lembrancinha de festa. Estão na moda potinhos de vidro ou plástico com guloseimas enfeitados com o adornos de biscuit. As mãos habilidosas dos artesãos que trabalham com a técnica são capazes de reproduzir tudo que o aniversariante desejar! Ah, o biscuit serve como base até para bolo cenográfico! Afinal, a massinha de maisena está aí para ser moldada e colorida de todas as formas.

Em festas de casamento, o biscuit também é pop! No Brasil, a técnica criou raízes desde os anos 80 e não demorou para que os enfeites invadissem as celebrações dos noivos. O casal de pombinhos é clássico e também pode ser estilizado e representar gostos dos noivos. Foi assim no seu casório? Já para os preparativos que antecedem a festa, a massa colorida também aparece em detalhes do chá de panela, como estes imãs de geladeira para as convidadas da noiva. Tudo sempre muito personalizado e lúdico.

O biscuit já te cativou? Como toda técnica de artesanato, tem suas fases e moda, mas no Brasil, modelar itens dos mais variados veio para ficar! Vale colocar a mão na massa! Ou então, no Elo7, você encontra os produtos do post e ainda uma porção de outras criações. Vai uma seleção aqui.

Imagens: Casinha Bonita Artesanatos, Artes Reciclados, Sonia Mendes, Rê Biscuit, Paula Minotti, Casando com Arte,  Art di Cris, Tatinha Biscuit e Jéssica Arte

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.