Home | Faça você mesmo | Decoração | Faça você mesmo: baú com pintura stencil

Faça você mesmo: baú com pintura stencil

bau_pronto

No último mês, fizemos um convite para toda comunidade criativa participar do blog enviando passo a passo de projetos de upcycling. Lembram-se? Recebemos uma porção de boas ideias e hoje publicamos o primeiro de uma série de quatro posts.  A Sandra da loja  Madeira em Forma ensina a reaproveitar um baú de madeira e fazer pintura stencil! O resultado é esse móvel bacana aí em cima, super na moda e versátil.

materiais

Antes de começarmos, anotem o material necessário para a transformação:

  • Tintas preta, marrom claro e branca à base de água;
  • 4 Rodízios no modelo que preferir;
  • Jornal para limpar o excesso de tinta da esponjinha;
  • Estêncil de vários tamanhos;
  • Lixas 60 e 100;
  • Rolinho para pintar o baú;
  • Esponjinha para o estêncil;
  • Pincel para acabamento

bau_antes

A pintura

A estrela do projeto é o baú em madeira, antiga embalagem de jogo de louças. O processo de transformação começa com o cuidado com a madeira. Primeiro deve-se lixar a peça com lixa 60 e então passar tinta branca. Depois de seco, lixar novamente com lixa 100. Em seguida, pintar duas demãos com a tinta preta. Assim que secar, lixar novamente com lixa 100, só para desgastar um pouco e dar  um toque envelhecido à peça. Cuidado importante: sempre depois de lixar deve-se limpar bem o pó.

Como fazer o stencil

Essa técnica de aplicar stencil pode ser feita em qualquer peça em madeira. No baú original, ela estampou uma frase, mas para ensinar, segue o passo a passo com a nossa marca. :) A Sandra orienta que a primeira etapa deve ser mensurar o tamanho da palavra. Pode riscar em um papel para calcular direitinho. Depois, coloque a régua do tipo e com esponja, passe a tinta marrom claro. Para retirar o excesso, mantenha um jornal ao lado e vá batendo antes de aplicar a tinta na madeira.

bau_stencil

Ao fim, após a arte estar seca, a dica é lixar com cuidado novamente por cima da palavra. O acabamento fica rústico e bonito.

bau_lixa

Para ter um efeito com brilho, a etapa final da pintura é passar três demãos de verniz acrílico. Outra alternativa é substituir o verniz por duas demãos de cera Canário e lustrar com uma flanela.

bau_rodizios

Agora, para tornar o móvel prático para correr pelo ambiente e se deslocar sem problemas, vamos às rodinhas. Não tem segredo na aplicação. Escolha os rodízios que preferir e prenda-os com parafusos à base, um em cada canto.

bau_final

Boa criação e caprichem! Na próxima semana, tem mais ideias com reaproveitamento.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.