No último mês, fizemos um convite para toda comunidade criativa participar do blog enviando passo a passo de projetos de upcycling. Lembram-se? Recebemos uma porção de boas ideias e hoje publicamos o primeiro de uma série de quatro posts. A Sandra da loja Madeira em Forma ensina a reaproveitar um baú de madeira e fazer pintura stencil! O resultado é esse móvel bacana aí em cima, super na moda e versátil.
Antes de começarmos, anotem o material necessário para a transformação:
- Tintas preta, marrom claro e branca à base de água;
- 4 Rodízios no modelo que preferir;
- Jornal para limpar o excesso de tinta da esponjinha;
- Estêncil de vários tamanhos;
- Lixas 60 e 100;
- Rolinho para pintar o baú;
- Esponjinha para o estêncil;
- Pincel para acabamento
A pintura
A estrela do projeto é o baú em madeira, antiga embalagem de jogo de louças. O processo de transformação começa com o cuidado com a madeira. Primeiro deve-se lixar a peça com lixa 60 e então passar tinta branca. Depois de seco, lixar novamente com lixa 100. Em seguida, pintar duas demãos com a tinta preta. Assim que secar, lixar novamente com lixa 100, só para desgastar um pouco e dar um toque envelhecido à peça. Cuidado importante: sempre depois de lixar deve-se limpar bem o pó.
Como fazer o stencil
Essa técnica de aplicar stencil pode ser feita em qualquer peça em madeira. No baú original, ela estampou uma frase, mas para ensinar, segue o passo a passo com a nossa marca. :) A Sandra orienta que a primeira etapa deve ser mensurar o tamanho da palavra. Pode riscar em um papel para calcular direitinho. Depois, coloque a régua do tipo e com esponja, passe a tinta marrom claro. Para retirar o excesso, mantenha um jornal ao lado e vá batendo antes de aplicar a tinta na madeira.
Ao fim, após a arte estar seca, a dica é lixar com cuidado novamente por cima da palavra. O acabamento fica rústico e bonito.
Para ter um efeito com brilho, a etapa final da pintura é passar três demãos de verniz acrílico. Outra alternativa é substituir o verniz por duas demãos de cera Canário e lustrar com uma flanela.
Agora, para tornar o móvel prático para correr pelo ambiente e se deslocar sem problemas, vamos às rodinhas. Não tem segredo na aplicação. Escolha os rodízios que preferir e prenda-os com parafusos à base, um em cada canto.
Boa criação e caprichem! Na próxima semana, tem mais ideias com reaproveitamento.